A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) apresentaram hoje, 29 de Abril, um Código de Boas Práticas Comerciais (CBPC) entre os sectores da Agricultura e da Distribuição.
«O CBPC representa um acordo voluntário e histórico entre os dois setores, seguindo as melhores práticas adoptadas por outros países europeus. Este instrumento de autorregulação visa contribuir para a melhoria das relações comerciais entre o sector agrícola em parceria com a distribuição alimentar e, nomeadamente, reforçar o posicionamento da produção nacional. O CBPC é o resultado do empenhamento dos dois sectores em promoverem relações comerciais equitativas e alinhadas num justo desenvolvimento económico dos vários agentes da cadeia alimentar», informa a APED em comunicado.
A CAP e a APED têm já um historial de boas relações de cooperação, tendo em 1995 estabelecido um protocolo de aproximação entre os dois sectores, cujos objectivos fundamentais passavam por orientar a produção agrícola nacional para o mercado, ao mesmo tempo que se fomentava o consumo de produtos agro-alimentares de origem portuguesa. Este protocolo mostrou ser uma iniciativa pioneira de cariz interprofissional, em que ambas as partes se comprometeram a desenvolver uma política de aproximação comercial entre a produção e a distribuição.
Desde a celebração deste protocolo foram já realizados mais de 90 encontros, que contaram com mais de mil participantes e ministradas mais de 700 horas de formação.