CAP cria campanha para crianças sobre Agricultura e Alimentação

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) iniciou uma campanha nacional de informação que tem como finalidade principal sensibilizar a população portuguesa – principalmente, os mais novos – para a importância das contribuições da Política Agrícola Comum na sociedade, nomeadamente no que diz respeito à qualidade e segurança alimentar e à preservação do ambiente.

Em 2018, no estudo promovido pela Comissão Europeia – “Os europeus, a agricultura e a PAC” -, ficou claro que os cidadãos europeus desconhecem o que é a Política Agrícola Comum, ou como é que esta é aplicada, quais os objectivos e quais as suas verdadeiras vantagens para a sociedade.

É nesse sentido que a Confederação dos Agricultores de Portugal, com o financiamento da Comissão Europeia, criou uma campanha nacional que dá a conhecer os objectivos da nova PAC europeia e as suas vantagens para a sociedade e para o planeta, de uma forma simples e didática.

A PAC foi implementada em 1962 com o objectivo de garantir o abastecimento de alimentos para todos os europeus. Com a evolução dos acontecimentos, tem vindo a ser ajustada e a última reforma foi acordada este ano, com medidas que traduzem a crescente preocupação da Comissão Europeia pelo combate às alterações climáticas e pela vertente social.

Contrariamente à percepção dos cidadãos europeus, a PAC é uma política comunitária que nos impacta todos os dias, ainda que a sua actuação passe despercebida.

A campanha “PAC4ALL” – que em português significa “Política Agrícola Comum (PAC) para todos” – é maioritariamente direccionada para crianças dos 6 aos 12 anos.

A mascote “PAC” será a personagem principal desta acção, a porta-voz de todo o conteúdo didático e informativo pensado especialmente para os mais novos.

A campanha conta com um website infantil, alguns jogos didáticos digitais e com redes sociais, sempre com o foco nas crianças. Adicionalmente, a CAP irá disponibilizar uma caderneta de cromos e uma série de 13 vídeos onde será explicada a origem dos alimentos agrícolas e o percurso que efectuam até chegarem aos pontos de venda.

Esta acção inclui também a organização de visitas, por parte da CAP, de algumas escolas a explorações agrícolas, de forma a aproximar as crianças das melhores práticas agrícolas, dando-lhes a possibilidade de conhecer, in loco, como são produzidos os alimentos que diariamente lhes chegam ao prato.

No entanto, a campanha não é exclusivamente dedicada aos mais novos. Os professores também merecem especial atenção da CAP nesta iniciativa, considerando que desempenham um papel fundamental na educação destas novas gerações. Para apoiar os professores nesta missão, a CAP distribuirá pelas escolas nacionais um conjunto de materiais com conteúdo didático e educativo sobre a nova PAC que os professores poderão utilizar nas suas aulas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...