Decorrem até 27 de Julho as candidaturas à 5.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, promovida pelo Crédito Agrícola e pelo Inovisa – Associação para a Inovação e o Desenvolvimento Empresarial, com a parceria da Rede Rural Nacional. Esta iniciativa terá quatro categorias exclusivamente para empresas, nomeadamente “Produção e Transformação”, “Comercialização e Internacionalização”, “Desenvolvimento Rural”, “Inovação em Consórcio: Grupos Operacionais” e “Projecto de Elevado Potencial promovido por Associados do Crédito Agrícola”.
A categoria “Inovação em Consórcio: Grupos Operacionais” é exclusivamente para Grupos Operacionais constituídos e financiados no âmbito da medida Grupos Operacionais do PDR 2020, os que serão identificados pela Rede Rural Nacional e convidados a participar neste concurso directamente pela mesma entidade. A categoria “Projecto de Elevado Potencial promovido por Associados do Crédito Agrícola” constitui «um prémio de reconhecimento especial para o projecto de carácter inovador que, de entre os candidatos, se destaque dos demais e cujo(s) promotor(es) seja(m) associado(s) do Crédito Agrícola».
A análise dos projectos pelo júri do concurso terá como base três critérios: grau de inovação, potencial de mercado e a sustentabilidade. Os vencedores de cada categoria receberão 5.000 euros e serão anunciados no final do ano. Além do valor monetário de 5.000 euros, o prémio tem mais três componentes:
- atribuição, após aprovação comercial e de risco, de condições preferenciais em linhas de financiamento, bem como outras condições casuísticas em produtos e serviços financeiros do Crédito Agrícola;
- elaboração de vídeo promocional relativamente ao projecto vencedor, a ser divulgado no âmbito do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2018, na sessão pública de entrega de prémios deste concurso, bem como no site referente ao Prémio, e também nas páginas de Facebook e YouTube do Crédito Agrícola;
- divulgação do premiado em órgãos de comunicação nacionais.