Campanha no retalho quer mostrar «o verdadeiro custo dos alimentos»

A empresa holandesa Nature & More, especializada em produtos frescos obtidos através do modo de produção biológico, lançou uma iniciativa que pretende dar visibilidade no retalho ao «custo real» dos hortofrutícolas produzidos de forma convencional. Esta campanha visa «convencer os consumidores de que os alimentos de origem orgânica não são demasiado caros e que os alimentos de origem convencional é que são demasiado baratos». Segundo a Nature & More, «muitos dos hortofrutícolas disponíveis no Reino Unido e na Europa são vendidos demasiado barato e escondem impactos sociais e ambientais negativos».
A iniciativa já arrancou num conjunto de lojas – Langridge (Reino Unido), Fruktbudet (Suécia), Alnatura e Denn’s (Alemanha), Ekoplaza (Holanda), SOK (Finlândia) – e irá ainda ser alargado a outras – Arstiden e Dansk (Dinamarca) e Bioplanet (Bélgica). Nestas lojas, os produtos vão estar acompanhados por cartões com informação gráfica, que ilustra os custos da produção desse hortofrutícola no modo convencional e no modo biológico, ao nível do clima, do solo, da água, da biodiversidade, da coesão social e da saúde. Para o efeito, a Nature & More usa o método que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO na sigla em inglês) desenvolveu em 2014 para calcular os custos ocultos da produção de alimentos.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...