Campanha no retalho quer mostrar «o verdadeiro custo dos alimentos»

A empresa holandesa Nature & More, especializada em produtos frescos obtidos através do modo de produção biológico, lançou uma iniciativa que pretende dar visibilidade no retalho ao «custo real» dos hortofrutícolas produzidos de forma convencional. Esta campanha visa «convencer os consumidores de que os alimentos de origem orgânica não são demasiado caros e que os alimentos de origem convencional é que são demasiado baratos». Segundo a Nature & More, «muitos dos hortofrutícolas disponíveis no Reino Unido e na Europa são vendidos demasiado barato e escondem impactos sociais e ambientais negativos».
A iniciativa já arrancou num conjunto de lojas – Langridge (Reino Unido), Fruktbudet (Suécia), Alnatura e Denn’s (Alemanha), Ekoplaza (Holanda), SOK (Finlândia) – e irá ainda ser alargado a outras – Arstiden e Dansk (Dinamarca) e Bioplanet (Bélgica). Nestas lojas, os produtos vão estar acompanhados por cartões com informação gráfica, que ilustra os custos da produção desse hortofrutícola no modo convencional e no modo biológico, ao nível do clima, do solo, da água, da biodiversidade, da coesão social e da saúde. Para o efeito, a Nature & More usa o método que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO na sigla em inglês) desenvolveu em 2014 para calcular os custos ocultos da produção de alimentos.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...