A empresa holandesa Nature & More, especializada em produtos frescos obtidos através do modo de produção biológico, lançou uma iniciativa que pretende dar visibilidade no retalho ao «custo real» dos hortofrutícolas produzidos de forma convencional. Esta campanha visa «convencer os consumidores de que os alimentos de origem orgânica não são demasiado caros e que os alimentos de origem convencional é que são demasiado baratos». Segundo a Nature & More, «muitos dos hortofrutícolas disponíveis no Reino Unido e na Europa são vendidos demasiado barato e escondem impactos sociais e ambientais negativos».
A iniciativa já arrancou num conjunto de lojas – Langridge (Reino Unido), Fruktbudet (Suécia), Alnatura e Denn’s (Alemanha), Ekoplaza (Holanda), SOK (Finlândia) – e irá ainda ser alargado a outras – Arstiden e Dansk (Dinamarca) e Bioplanet (Bélgica). Nestas lojas, os produtos vão estar acompanhados por cartões com informação gráfica, que ilustra os custos da produção desse hortofrutícola no modo convencional e no modo biológico, ao nível do clima, do solo, da água, da biodiversidade, da coesão social e da saúde. Para o efeito, a Nature & More usa o método que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO na sigla em inglês) desenvolveu em 2014 para calcular os custos ocultos da produção de alimentos.