Três meses depois de ter sido lançada, a campanha digital de âmbito europeu “Follow me to be healthywith Europe” conta com mais de 1.000 seguidores na rede social Twitter. Promovida pela Associação Europeia de Hortofrutícolas Frescos (Freshfel Europe) e pela Agência para a Investigação e Informação em Frutas e Legumes (Aprifel), esta iniciativa procura encorajar os jovens a aumentar o seu consumo de frutas e legumes para um mínimo de 400 gramas por dia – o valor recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A campanha está em curso desde 4 de Julho e decorre até fim de 2021. Conta com financiamento da União Europeia (UE) e tem como principal alvo a faixa de população com idades entre 18 e 30 anos.
Esta iniciativa realiza-se sob o hashtag #400gChallenge, está presente em vários canais on-line – YouTube, Instagram, Twitter e Facebook – e também conta com o apoio de bloggers e influencers. Os promotores consideram que, «ao seguirem a campanha e participarem no #400gChallenge, os millennials estão a aumentar o seu consumo de frutas e legumes, bem como a sua consciência do papel importante desempenhado pelas frutas e legumes na sua saúde».
A iniciativa “Follow me to be healthywith Europe” funciona predominantemente on-line, porque «os millennials são hiper conectados e adeptos de conteúdo visual», e tem duas contas do Twitter: @400gChallengeEU (em inglês) e @400gChallengeFR (em francês). Estas duas línguas são as predominantes na campanha, para atingir o público-alvo mais amplo a nível europeu, mas o seu conteúdo também está a ser traduzido para alemão, espanhol, italiano e polaco.