De 24 a 30 de Outubro, a capital francesa vai ser palco de uma campanha publicitária em suporte de publicidade exterior, numa iniciativa promovida pela Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha (ANP). Um comunicado da associação indica que a campanha de comunicação e promoção estará suportada em 340 mupis «estrategicamente espalhados» por Paris e decorrerá sob o slogan “O sabor da pêra portuguesa, Pêra Rocha”, com a imagem desta fruta em grande plano.
Com esta iniciativa, a ANP quer «aproximar o consumidor francês deste produto português» e «reforçar a diferenciação desta variedade exclusivamente nacional – e que, em França, é conhecida como “pera portuguesa” –, informando o consumidor final sobre os traços físicos distintivos do fruto, incluindo a carepa (nome que se dá às características pintas castanhas, unidas na base e que se dispersam irregularmente por toda a superfície do fruto)». Em simultâneo, também se pretende «dar conta da disponibilidade de pêra Rocha neste mercado», nomeadamente através de «algumas das maiores insígnias da grande distribuição presentes no território francês».
A ANP indica que, actualmente, cerca de 60% da produção deste fruto é exportada e que este país é o quarto maior marcado de exportação de pêra Rocha, depois do Brasil (23,2 mil toneladas), de Marrocos (20,1 mil toneladas) e do Reino Unido (15,9 mil toneladas). Na campanha 2017/2018, foram enviadas para França mais de 13,4 mil toneladas deste fruto.
Esta campanha integra-se no projecto “Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos”, da ANP, o qual inclui acções de promoção e comunicação e que conta com um investimento global de 430.902 euros. O projecto é co-financiado a 85% pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Feder (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). Este projecto visa «aumentar a competitividade e a visibilidade internacional da pêra Rocha e do seu país de origem, Portugal», bem como «contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção no exterior e do melhor conhecimento dos mercados-alvo, estimulando a progressão da fileira na cadeia de valor».