C-Matic é o novo equipamento automatizado da gama Linde Robotics, da empresa Linde Material Handling. Trata-se de «um equipamento de condução automática para rebocar carros logísticos, que proporciona eficiência, rendimento e segurança ao transporte de materiais na intralogística», explica um comunicado da empresa.
Segundo a Linde Material Handling, o C-Matic é «capaz de operar ininterruptamente durante até 16 horas e integrar-se de maneira flexível nos processos de fluxos de materiais internos». A empresa refere ainda que este veículo «manobra autonomamente através da área de armazenamento, guiando-se por uma cinta magnética previamente instalada», que «pode ser instalada ou substituída rápida e facilmente».
O modo de movimento do C-Matic é «definido por tags de comunicação RFID, que se colocam perto da cinta magnética a distâncias variáveis» e que comunicam acções pré-definidas. No ponto de recolha, o equipamento «passa por baixo de um carro que está preparado para ser transportado e “acopla-se” a ele através de um eixo de engate», podendo assim «mover cargas até 650 kg com facilidade e levá-las ao seu destino a uma velocidade de 3 km/h numa rota de deslocamento pré-estabelecida».
O C-MATIC tem incorporado um scanner laser de segurança, que lhe permite detectar «pessoas e obstáculos», parando «automaticamente se for necessário», e também está equipado com um botão de paragem de emergência dianteiro e um sistema de aviso acústico. A gama Linde Robotics inclui stackers, porta-paletes, empilhadores trilaterais e empilhadores retrácteis.