A 29 de Março, a empresa de protecção de culturas Adama Agricultural Solutions apresentou a cerca de 90 profissionais, na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, em Alcobaça, o Brevis, um novo produto, destinado sobretudo à monda química em macieira e pereira. A empresa afirma que este produto «tem excelentes resultados em variedades com muita dificuldade de monda, como é o caso da Gala ou da Fuji».
Este evento contou com oradores especialistas em fruticultura, nomeadamente em macieira, oriundos de Portugal e de Espanha. Os oradores apresentaram o resultado de várias pesquisas realizadas na Península Ibérica, «com o intuito de demonstrar a boa adaptação do Brevis às nossas condições edafo-climáticas», explica a empresa em comunicado.
Segundo a Adama, «tanto em Espanha como em Portugal ficou demonstrada a eficácia do Brevis e, acima de tudo, a grande importância económica da sua utilização, uma vez que evita grandes trabalhos muito exigentes em mão-de-obra». Tendo em conta os resultados dos ensaios apresentados, «dependendo das condições climatológicas e agronómicas, a dose de aplicação do produto deve ser de entre 1,1 e 1,65 kg/ha, com um máximo de duas aplicações intervaladas por alguns dias (pelo menos cinco) e com frutos na árvore com diâmetros entre 8 e 14 mm, 8-10 mm 1.ª aplicação e 12-14 mm na 2.ª aplicação».
O Brevis «actua através da inibição temporal da capacidade fotossintética da planta, o que provoca um défice de hidratos de carbono e, consequentemente, a queda dos frutos laterais, mantendo-se apenas os frutos centrais, mais vigorosos e com mais possibilidade de sucesso». A Adama salienta que «este produto não tem acção hormonal».