A Brambles anunciou que conseguiu atingir o seu objectivo para 2020 de «utilizar única e exclusivamente madeira com certificação 100% sustentável», «em conformidade com o seu compromisso de desflorestação zero». O objectivo estava incluído nos Objectivos de Sustentabilidade para 2020 da empresa de soluções para a cadeia de abastecimento, definidos em 2015 «para estarem em conformidade com os principais Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (SDGs)».
Em comunicado, a Brambles explica que «estas florestas têm de ser certificadas pelo Conselho de Gestão Florestal (FSC) ou pelo Programa para o Reconhecimento de Sistemas de Certificação Florestal (PEFC)», duas organizações sem fins lucrativos que «certificam apenas operações florestais que seguem as melhores práticas internacionais relativas à plantação de novas árvores para substituir as árvores cortadas e ao impacto positivo que têm nas comunidades envolventes e na vida selvagem local». A empresa acrescenta que «as florestas certificadas garantem que os procedimentos estão em conformidade com um padrão de gestão reconhecido, que conserva e aumenta a biomassa, garante a recuperação de terrenos e protege o solo e fontes de água», e que este programa «também tem um impacto social e económico positivo nas respectivas comunidades locais no que diz respeito a direitos humanos e laborais».
Esta decisão de usar apenas madeira com certificação 100% sustentável resultou da análise que a Brambles fez do impacto ambiental das suas próprias operações. A empresa sublinha que, embora o seu modelo “partilhar e reutilizar” para as suas paletes de madeira «poupe cerca de 1,7 milhões de árvores por ano», sabia «que podia ir mais longe», tendo a decisão sido tomada «para lidar com a política de aprovisionamento de materiais da empresa para as novas paletes e para a madeira utilizada em reparações de que necessitava por ano».
«Ao atingir este objectivo global, não só garantimos que estamos a cuidar dos escassos recursos naturais do planeta e a eliminar a desflorestação na nossa cadeia de abastecimento, como estamos também a tornar as cadeias de abastecimento e os nossos clientes a nível global mais eficientes e competitivos, graças a um programa centrado na sustentabilidade», afirma Fernando Martinez, vice-presidente de Global Procurement da Brambles. «Ainda podemos fazer mais. O nosso foco enquanto empresa é ir além da eliminação da desflorestação no que diz respeito ao fornecimento de materiais. Enquanto líderes em sustentabilidade, queremos ter um impacto positivo líquido no planeta, começar a contribuir para a reflorestação e construir cadeias de abastecimento regenerativas que façam a massa florestal do planeta crescer.»