BPI lança a 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura

Estão abertas as candidaturas à 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA), uma parceria entre o BPI e a Cofina, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e da Alimentação e o apoio da PwC.

O evento de lançamento decorreu a 13 de Setembro, no BPI All in One de Lisboa (Saldanha), e contou com a presença da ministra da tutela, Maria do Céu Antunes.

O Prémio Nacional de Agricultura tem como objectivo premiar casos de sucesso da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária, apostando, na edição de este ano, nos eixos Sustentabilidade e Inovação, em linha com os principais desafios do sector.

Categoria Sustentabilidade: reconhecimento de empresas que se distingam pelas políticas ESG (ambiente, social e governação), nomeadamente através da valorização do património ambiental, dos trabalhadores e da sociedade envolvente, incluindo a promoção da economia local e nacional. 

Categoria Inovação: reconhecimento de empresas, de qualquer sector de atividade, que desenvolvam soluções disruptivas e inovadoras (processos, produtos, novos projectos) para a Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Outra das novidades é a criação da categoria especial “Institucional” (por nomeação), com o objectivo de reconhecer entidades relevantes ou projectos que promovam a investigação, o conhecimento e o envolvimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na procura das melhores soluções para o sector.

Tal como em edições anteriores, o PNA vai distinguir uma Personalidade pelo seu percurso e relevante contributo para os sectores da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Pedro Barreto, administrador do BPI, refere que «o PNA permite dar voz à Agricultura, reconhecendo o que de melhor se faz em Portugal neste sector. Esperamos, uma vez mais, vir a receber candidaturas de projectos inovadores e de enorme valor acrescentado. É extraordinário o esforço de investimento que está a ser feito no processo de descarbonização e de redução da pegada ecológica».

Em 11 anos, o PNA recebeu mais de 10 mil candidaturas e atribuiu cerca de 150 prémios e menções honrosas.

As candidaturas deverão ser efectuadas, até 31 de Outubro, exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Agricultura. As candidaturas serão avaliadas pela PwC, por Comités Técnicos e por um Júri. Os vencedores serão anunciados em Fevereiro de 2024.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...