BPI lança a 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura

Estão abertas as candidaturas à 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA), uma parceria entre o BPI e a Cofina, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e da Alimentação e o apoio da PwC.

O evento de lançamento decorreu a 13 de Setembro, no BPI All in One de Lisboa (Saldanha), e contou com a presença da ministra da tutela, Maria do Céu Antunes.

O Prémio Nacional de Agricultura tem como objectivo premiar casos de sucesso da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária, apostando, na edição de este ano, nos eixos Sustentabilidade e Inovação, em linha com os principais desafios do sector.

Categoria Sustentabilidade: reconhecimento de empresas que se distingam pelas políticas ESG (ambiente, social e governação), nomeadamente através da valorização do património ambiental, dos trabalhadores e da sociedade envolvente, incluindo a promoção da economia local e nacional. 

Categoria Inovação: reconhecimento de empresas, de qualquer sector de atividade, que desenvolvam soluções disruptivas e inovadoras (processos, produtos, novos projectos) para a Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Outra das novidades é a criação da categoria especial “Institucional” (por nomeação), com o objectivo de reconhecer entidades relevantes ou projectos que promovam a investigação, o conhecimento e o envolvimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na procura das melhores soluções para o sector.

Tal como em edições anteriores, o PNA vai distinguir uma Personalidade pelo seu percurso e relevante contributo para os sectores da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Pedro Barreto, administrador do BPI, refere que «o PNA permite dar voz à Agricultura, reconhecendo o que de melhor se faz em Portugal neste sector. Esperamos, uma vez mais, vir a receber candidaturas de projectos inovadores e de enorme valor acrescentado. É extraordinário o esforço de investimento que está a ser feito no processo de descarbonização e de redução da pegada ecológica».

Em 11 anos, o PNA recebeu mais de 10 mil candidaturas e atribuiu cerca de 150 prémios e menções honrosas.

As candidaturas deverão ser efectuadas, até 31 de Outubro, exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Agricultura. As candidaturas serão avaliadas pela PwC, por Comités Técnicos e por um Júri. Os vencedores serão anunciados em Fevereiro de 2024.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Agroglobal: Ascenza promove economia circular
Foto 1
BPI lança a 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura
Agustin-Murillo-Diretor-Comercial-da-Alltech-Crop-Science-Iberia
Agroglobal: Alltech Crop Science debate saúde do solo e biotecnologia aplicada à agricultura

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Agroglobal: Ascenza promove economia circular
Com a missão de garantir que todas as pessoas têm acesso a uma dieta saudável,...
Agustin-Murillo-Diretor-Comercial-da-Alltech-Crop-Science-Iberia
Agroglobal: Alltech Crop Science debate saúde do solo e biotecnologia aplicada à agricultura
A Alltech Crop Science organizou, no dia 6 de Setembro, o colóquio “Solos supressivos:...
FLF 244_grande plano_cereais_parte 2
ANPOC critica «atraso inaceitável» no pagamento das ajudas do Pagamento Único
Na sequência da divulgação, ontem, 13 de Setembro, do calendário indicativo...
FLF 244_publirreportagem_fertinagro
Soluções de fertilização para milho
A Fertinagro Biotech Portugal renova a sua presença naquela que é a maior feira...