O investimento permite à empresa aumentar em 50% a capacidade da linha de produção de grelhados, «reforçando, assim, a estratégia de diferenciação da Bonduelle, através da especialização em produtos e processos, especialmente dirigidos aos mercados internacionais», explica comunicado de imprensa. Os três milhões de euros aplicados na unidade fabril de Santarém permitem ainda renovar outras linhas de produção adjacentes e melhorar as condições de trabalho, de segurança e de qualidade dos produtos.
«Foi ainda desenvolvido um sistema de evacuação e carga automatizada dos resíduos de preparação dos legumes e criado um novo acesso para viaturas no interior do perímetro fabril, evitando o cruzamento de fluxos e, consequentemente, melhorando a prevenção de acidentes.»
António Manso, administrador Delegado da Bonduelle Portugal, fez um balanço «extraordinariamente positivo» dos últimos 28 anos: «Hoje, a Bonduelle transforma cerca de 44.000 toneladas de legumes – 12 vezes mais do que no primeiro ano de produção. Foi um crescimento constante ao longo dos anos».

No passado dia 24 de Junho – Dia do Agricultor Bonduelle –, a empresa reuniu num almoço os agricultores parceiros e inaugurou a reforma da fábrica. Neste evento, António Manso reforçou a aposta na região ribatejana: «Queremos continuar a contribuir para o desenvolvimento da região de Santarém, na medida em que o Ribatejo continuará a ser a principal zona produtora de legumes para alimentar as nossas linhas de produção. Anualmente, contratamos já 1.700 hectares e somos responsáveis por cerca de 2.000 postos de trabalho indirectos, além do efectivo médio anual de 170 colaboradores directos. Só nos últimos sete anos foram investidos 15 milhões de euros no aumento de capacidade de produção mas também em inovação e melhoramento de processos, em termos de consumos específicos de energia e condições de segurança».
A Bonduelle produz anualmente 30.000 toneladas de legumes congelados (pimento, beringela, curgete, brócolo, ervilha, cebola, tomate e pimento padrão), sendo 89% da produção destinada ao mercado externo, tendo as suas vendas ascendido a 34 milhões de euros em 2016.