Boas práticas de pulverização: Syngenta dá formação a agricultores

Sob o mote do evento “Precisamente”, organizado pela TerraPro, a Syngenta realizou duas acções de demonstração sobre a escolha dos bicos de pulverização mais adequados a uma boa protecção das culturas, com redução do impacto ambiental dos produtos fitofarmacêuticos. A formação decorreu a 21 e 27 de Setembro em Samora Correia e Monforte.

A Syngenta demonstrou em campo como diferentes bicos de pulverização projectam a calda de forma distinta, atingindo a cultura alvo de modo mais ou menos eficaz. Em Samora Correia os técnicos usaram um pulverizador de barras, para culturas anuais, e em Monforte um pulverizador de turbina, para culturas permanentes, verificando o efeito da projecção da calda em papéis hidrosensíveis. Nestas pequenas tiras de papel, que reagem ao receber o impacto do líquido, observa-se a dimensão das gotas e a quantidade de calda que chegou ao alvo.

Assim sendo, uma das recomendações da Syngenta, tendo em conta os cursos de água, condições de vento, pomares tradicionais, etc., é que os agricultores usem bicos com efeito anti-deriva, que produzem gotas maiores, reduzindo significativamente o tempo de suspensão no ar e o risco de deriva, isto é, da calda fora do alvo. Com a redução da deriva garante-se que os produtos ficam na cultura, maximizando-se a quantidade e a qualidade da produção e minimizando o impacto no ambiente.

A realização de uma pulverização segura é essencial para a protecção de culturas. Como tal, a Syngenta, no âmbito do seu programa mundial para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, o The Good Growth Plan, tem vindo a sensibilizar os agricultores portugueses para o tema da segurança da aplicação, insistindo na recomendação do uso do EPI (Equipamento de Protecção Individual) e disponibilizando o sistema Heliosec, para tratamento dos efluentes fitossanitários.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...