Boas práticas de pulverização: Syngenta dá formação a agricultores

Sob o mote do evento “Precisamente”, organizado pela TerraPro, a Syngenta realizou duas acções de demonstração sobre a escolha dos bicos de pulverização mais adequados a uma boa protecção das culturas, com redução do impacto ambiental dos produtos fitofarmacêuticos. A formação decorreu a 21 e 27 de Setembro em Samora Correia e Monforte.

A Syngenta demonstrou em campo como diferentes bicos de pulverização projectam a calda de forma distinta, atingindo a cultura alvo de modo mais ou menos eficaz. Em Samora Correia os técnicos usaram um pulverizador de barras, para culturas anuais, e em Monforte um pulverizador de turbina, para culturas permanentes, verificando o efeito da projecção da calda em papéis hidrosensíveis. Nestas pequenas tiras de papel, que reagem ao receber o impacto do líquido, observa-se a dimensão das gotas e a quantidade de calda que chegou ao alvo.

Assim sendo, uma das recomendações da Syngenta, tendo em conta os cursos de água, condições de vento, pomares tradicionais, etc., é que os agricultores usem bicos com efeito anti-deriva, que produzem gotas maiores, reduzindo significativamente o tempo de suspensão no ar e o risco de deriva, isto é, da calda fora do alvo. Com a redução da deriva garante-se que os produtos ficam na cultura, maximizando-se a quantidade e a qualidade da produção e minimizando o impacto no ambiente.

A realização de uma pulverização segura é essencial para a protecção de culturas. Como tal, a Syngenta, no âmbito do seu programa mundial para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, o The Good Growth Plan, tem vindo a sensibilizar os agricultores portugueses para o tema da segurança da aplicação, insistindo na recomendação do uso do EPI (Equipamento de Protecção Individual) e disponibilizando o sistema Heliosec, para tratamento dos efluentes fitossanitários.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA

Notícias relacionadas

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...
posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...