Bloggers e jornalistas estrangeiros à descoberta do Azeite do Alentejo

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal) está a organizar uma visita de três dias de bloggers e jornalistas estrangeiros à região do Alentejo. Entre 13 e 15 de Dezembro, os participantes visitam olivais e lagares, «conhecendo de perto os produtores de azeite e todo o processo de produção», e têm ainda a oportunidade de experimentar a gastronomia local, «onde o azeite tem um papel de destaque», refere a organização em comunicado.

Esta visita conta com seis participantes, oriundos de Brasil, Alemanha e Canadá. A iniciativa surge no contexto do projecto «Promoção do Azeite do Alentejo nos mercados externos», co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

57154_n

Através deste projecto, o Ceppal «pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados». «O objectivo é contribuir para o aumento das exportações e da visibilidade colectiva deste produto e dinamizar a economia da região, conferindo uma maior competitividade ao sector.»

Durante 2018, estão previstas várias acções de promoção e degustação de azeites junto de retalhistas, grossistas e consumidores, bem como a participação em certames estratégicos do sector alimentar nos países identificados como prioritários: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia e Dinamarca». O projecto «Promoção do Azeite do Alentejo nos mercados externos» contempla um investimento total de 320.682 euros, dos quais 256.546 provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).

Segundo o Cepaal, o Alentejo produz cerca de 76% do azeite em Portugal. A associação sem fins lucrativos, com sede em Moura, refere ainda que, «nos últimos 15 anos, a região ganhou mais 50.000 hectares de olival, facto determinante para o crescimento da produção nacional de azeite».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA

Notícias relacionadas

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...
posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...