O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal) está a organizar uma visita de três dias de bloggers e jornalistas estrangeiros à região do Alentejo. Entre 13 e 15 de Dezembro, os participantes visitam olivais e lagares, «conhecendo de perto os produtores de azeite e todo o processo de produção», e têm ainda a oportunidade de experimentar a gastronomia local, «onde o azeite tem um papel de destaque», refere a organização em comunicado.
Esta visita conta com seis participantes, oriundos de Brasil, Alemanha e Canadá. A iniciativa surge no contexto do projecto «Promoção do Azeite do Alentejo nos mercados externos», co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.
Através deste projecto, o Ceppal «pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados». «O objectivo é contribuir para o aumento das exportações e da visibilidade colectiva deste produto e dinamizar a economia da região, conferindo uma maior competitividade ao sector.»
Durante 2018, estão previstas várias acções de promoção e degustação de azeites junto de retalhistas, grossistas e consumidores, bem como a participação em certames estratégicos do sector alimentar nos países identificados como prioritários: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia e Dinamarca». O projecto «Promoção do Azeite do Alentejo nos mercados externos» contempla um investimento total de 320.682 euros, dos quais 256.546 provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).
Segundo o Cepaal, o Alentejo produz cerca de 76% do azeite em Portugal. A associação sem fins lucrativos, com sede em Moura, refere ainda que, «nos últimos 15 anos, a região ganhou mais 50.000 hectares de olival, facto determinante para o crescimento da produção nacional de azeite».