Chama-se Radbahn e é uma ciclovia maioritariamente coberta que se estende por nove quilómetros da capital alemã. Mas a ideia não se resume a uma simples via para bicicletas. Um pavimento inteligente que gera energia, zonas verdes e hortas urbanas também fazem parte do projecto.
A maioria do percurso será construída debaixo de um viaduto que existe em Berlim há cerca de 120 anos, permitindo reaproveitar uma zona até agora abandonada. O objectivo é que se torne «uma rota vibrante e sustentável, uma oportunidade para as pequenas actividades e um espaço de recreio social», dizem os responsáveis pelo projecto.
Uma «cortina verde» servirá de filtro acústico entre o Radbahn e o resto da cidade e algumas hortas urbanas serão espalhadas pela via. Estes espaços são ideais para «melhorar o equilíbrio de CO2» em Berlim.
A bicicleta, um dos principais meios de transporte em Berlim, também causa alguns acidentes. Entre 2013 e 2014, o número de incidentes que envolviam bicicletas na cidade aumentou 25%. Um dos objectivos do Radbahn também é garantir mais segurança a quem opta por pedalar, separando as bicicletas das restantes vias de trânsito.