Berlim: uma ciclovia verde

Chama-se Radbahn e é uma ciclovia maioritariamente coberta que se estende por nove quilómetros da capital alemã. Mas a ideia não se resume a uma simples via para bicicletas. Um pavimento inteligente que gera energia, zonas verdes e hortas urbanas também fazem parte do projecto.

A maioria do percurso será construída debaixo de um viaduto que existe em Berlim há cerca de 120 anos, permitindo reaproveitar uma zona até agora abandonada. O objectivo é que se torne «uma rota vibrante e sustentável, uma oportunidade para as pequenas actividades e um espaço de recreio social», dizem os responsáveis pelo projecto.

Uma «cortina verde» servirá de filtro acústico entre o Radbahn e o resto da cidade e algumas hortas urbanas serão espalhadas pela via. Estes espaços são ideais para «melhorar o equilíbrio de CO2» em Berlim.

A bicicleta, um dos principais meios de transporte em Berlim, também causa alguns acidentes. Entre 2013 e 2014, o número de incidentes que envolviam bicicletas na cidade aumentou 25%. Um dos objectivos do Radbahn também é garantir mais segurança a quem opta por pedalar, separando as bicicletas das restantes vias de trânsito.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...