Associados da AlgarOrange venderam mais 4,5% de citrinos no primeiro semestre da campanha

Entre Setembro de 2023 e Fevereiro de 2024, no primeiro semestre da campanha agrícola de citrinos no Algarve, os produtores associados da AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve venderam mais de 42 milhões de quilos de citrinos, o que constitui um aumento de 4,5% face ao mesmo período da campanha anterior. Em comunicado, a AlgarOrange – que foi criada em 2018, tem 12 associados e representa cerca de 40% da produção de citrinos no Algarve e 30% da produção nacional de citrinos – afirma que, «tendo em conta as estimativas de produção das variedades em colheita e por colher», os seus produtores associados prevêem que «a campanha de citrinos se irá prolongar até finais de Setembro/inícios de Outubro».

Em comunicado, a associação refere que «a produção de laranja na região algarvia está a decorrer de acordo com as previsões iniciais, com um ligeiro aumento das variedades de Inverno e com um aumento mais acentuado das variedades de Primavera (Lane Late) e Verão (Valência Late e D. João)» em comparação com a campanha anterior, sublinhando que «os produtores associados da AlgarOrange garantem a capacidade para um abastecimento normal ao mercado nacional e internacional». A AlgarOrange realça que, «graças às diferentes variedades e aos seus distintos ritmos de amadurecimento, é possível ter citrinos frescos do Algarve, praticamente, durante todos os meses do ano», que, «em 2023, as exportações destes produtos ultrapassaram os 197 milhões de euros, mais 10,4 milhões do que no ano anterior», e que «os citrinos produzidos no Algarve são dos frutos mais exportados por Portugal».

A propósito da divulgação dos dados de comercialização no primeiro semestre da campanha agrícola de citrinos no Algarve, por parte dos produtores associados da AlgarOrange, a entidade sublinha que, «ao preferir os citrinos algarvios, os portugueses estão a optar por um produto nacional, que cumpre todos os requisitos de segurança alimentar e é produzido com recurso a boas práticas agrícolas». «Estamos empenhados em tomar todas as medidas possíveis para combater os efeitos das mudanças climáticas através da tecnologia disponível e do investimento em inovação e desenvolvimento. Entre 2009 e 2022, os agricultores algarvios conseguiram reduzir o consumo de água em 50% e são, neste momento, os mais eficientes na gestão deste recurso», assinala José Oliveira, presidente da AlgarOrange.

«Cerca de 74% da área e 88% da produção de citrinos do país está localizada no Algarve e é aqui que nascem laranjas, clementinas, tangerinas, limões, entre outros produtos. Os Citrinos do Algarve são fruto do clima, do relevo, do solo, em suma, da sua origem de produção. Não há laranja como a do Algarve e a origem deve ser valorizada pelo consumidor», defende José Oliveira, acrescentando que a certificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) «garante que o produto que se está a comprar tem características únicas, que o distinguem de outros: casca fina, colorida e brilhante, um elevado teor de sumo, sabor doce inconfundível». No comunicado, a AlgarOrange destaca ainda que, «num contexto em que as alterações climáticas trazem desafios à produção, e em que os custos de produção também disparam, consumir nacional é também contribuir para a dinamização do território, não só a nível económico, mas social e ambiental».

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