A Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca, reforçado em Maio deste ano com a assinatura de um acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC), que visa desenvolver acções conjuntas com a finalidade essencial de capacitar o consumidor celíaco e os seus familiares. A colaboração pretende promover, assim, o direito dos consumidores à informação e sensibilizar a sociedade para as características da doença celíaca. Com esta colaboração, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constante e partilha de informação de forma bidirecional.
Fruto desta colaboração surge o projecto “O Bando dos Celíacos – Aventuras com Barrigas Felizes”, livro que conta a história de quatro crianças que descobrem que têm doença celíaca e que aprendem a viver o seu dia-a-dia com normalidade, estando devidamente informadas, aprendendo a ler rótulos e descobrindo formas de viver com esta condição, evitando percalços desnecessários, resultantes de uma má alimentação. Este livro tem como objectivo oferecer um material informativo com o qual os pais de crianças celíacas possam explicar aos filhos como conviver com a doença ao longo da vida, com uma linguagem adaptada ao público infantil, carregado de ilustrações para tornar mais compreensível e divertido para os mais pequenos.
Mafalda Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Celíacos, destaca: «Este livro explica aos mais novos, de uma forma lúdica, através de um conto, o que é o glúten, a doença celíaca e como lidar com ela. Ao mesmo tempo, também é uma importante ferramenta para ajudar os pais no processo explicativo, facilitando a comunicação com os filhos e aceitação por ambos da condição de saúde que, até ver, é para a vida.»
Para Ana Carreto, directora de Relações Externas Centro de Portugal e Associações de Consumidores é importante referir: «A Mercadona mantém firme o compromisso que assumiu junto a este colectivo de consumidores, há mais de 20 anos em Espanha e actualmente reforçado em Portugal. A criação de projectos como este ajuda-nos a concretizar os nossos objectivos na promoção da sensibilização dos diferentes aspectos relacionados com a doença celíaca e o acesso dos consumidores à informação sobre a mesma».
O livro encontra-se disponível para download nos sites www.celiacos.org.pt e da www.mercadona.pt e será distribuído juntamente com a revista da APC, Sem Glúten n.º 57. A partir do dia 1 de Dezembro, e até ao final do ano 2021, todos os novos sócios, com idade até aos 12 anos, irão receber este livro com a sua inscrição.
A Mercadona e os produtos sem glúten
A Mercadona trabalha para «oferecer uma ampla variedade de produtos, em todas as categorias, com a máxima segurança alimentar e a melhor qualidade, ao preço mais baixo possível, seja com ou sem glúten». Para isso, sempre que a Mercadona define um produto, procura que este seja sem glúten, eliminando ou substituindo os ingredientes ou aditivos que o contenham, ou até recorrendo a fornecedores que detenham fábricas exclusivas para a produção de alimentos sem glúten.
Actualmente, a Mercadona conta, em Portugal, com cerca de 750 produtos livres desta proteína no seu sortido e que se encontram identificados nas embalagens através de um selo exclusivo.
Estima-se que a doença celíaca afecte 1 a 3% dos portugueses, sendo que apenas 10 mil a 15 mil casos já foram diagnosticados, de acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). O número real de celíacos, em Portugal, poderá oscilar, contudo, entre os 70 mil e os 100 mil, uma vez que esta é uma doença «largamente subdiagnosticada».