Arborização deve ser ponto de partida nos espaços florestais

O alerta é dado no livro “Plantações Florestais” que é lançado hoje, dia 28 de Novembro, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

Portugal foi pioneiro na actividade de plantações florestais, remontando ao séc. XIII as primeiras acções de estabilização das dunas costeiras na região de Leiria.

Actualmente, o abandono dos terrenos rurais, agravado pelo ciclo dramático dos fogos, cria a obrigatoriedade de encarar a arborização como o ponto de partida da gestão dos espaços florestais, enquadrada na recuperação ambiental, económica e social dos mesmos.

Estas acções são condicionadas pelos cenários das alterações climáticas e conservação dos recursos naturais. O que poderá ser questionado são os modelos a utilizar e nunca a rearborização no espaço rural.

Nesta obra é feita a apresentação das técnicas e práticas de silvicultura que respeitam à criação de novos povoamentos florestais. Estas são uma ferramenta de trabalho que se enquadra no ordenamento do espaço rural português, condicionado por estar altamente fragmentado, e de mais de 95% deste ser privado.

Estas condicionantes têm de ser revertidas com políticas de emparcelamento que promovam a viabilidade económica, social e ambiental dos projectos de ordenamento rural.

A penetração de conhecimentos técnicos não só ao nível da criação das florestas, mas da sua condução e exploração, tem-se realizado a ritmos lentos e intermitentes.

A floresta é uma área produtiva de ciclo de longo prazo, isto é, entre o momento da instalação até ao seu termo podem decorrer dezenas de anos; portanto, um processo capital-intensivo e não de trabalho-intensivo, que deveria implicar maior presença e interesse.

O livro “Plantações Florestais” é da autoria de António Monteiro Alves, Maria Helena Almeida e Armando Goes, três especialistas portugueses na área florestal.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...