A Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, vai acolher, a 10 de Julho, o “Dia de Campo InovMilho”, promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), que contará com a presença de Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura. O InovMilho – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo tem como missão «implementar uma estratégia de desenvolvimento e inovação destas culturas», refere um comunicado da Anpromis.
Na ocasião, vai ser inaugurado um centro de formação para produtores e técnicos. Também será apresentada a Agenda de Inovação para as Culturas do Milho e Sorgo, «que orientará as políticas públicas e promoverá a competitividade da fileira do milho e sorgo através do uso mais eficiente dos recursos produtivos».
Nesta iniciativa, vai igualmente ser assinalado o 30.º aniversário da Anpromis. A Associação considera que o seu percurso tem sido marcado «pela sua reconhecida capacidade de mobilização do agentes do sector, pela defesa activa dos interesses dos produtores nacionais de milho e sorgo junto do poder político, pelo seu contributo para um tecido produtivo tecnologicamente evoluído e inovador e pela defesa do regadio enquanto factor de competitividade da agricultura portuguesa».
Será ainda dado «especial destaque» à Estratégia Nacional para a Promoção da Produção Nacional de Cereais, recentemente apresentada em Elvas. Segundo a Anpromis, esta Estratégia «constitui uma aposta decisiva para o nosso País voltar a adquirir um grau de auto-abastecimento em cereais que nos permita assegurar a nossa necessária soberania alimentar».
Desde 2014, são realizados na Estação Experimental António Teixeira ensaios de variedades de milho – envolvendo testes de sementes, fertilizantes e herbicidas por parte de algumas das principais empresas do mercado – e, este ano, estão «centrados em algumas variedades com maior aptidão para uso na alimentação humana, um tipo de milho cada vez mais procurado pela indústria transformadora». Pode consultar aqui o programa do evento.