É este o nome do movimento internacional no qual já se envolveram 16 países. Entre 13 e 27 de Maio, cerca de 2000 mercados vão celebrar a sua importância no seio da comunidade que os envolve. O slogan escolhido este ano é Markets Save, Markets Create, que em português significa “os mercados salvam, os mercados criam”.
O objectivo é salientar o papel que estes locais têm na manutenção de pequenas e médias empresas, do ambiente, da tradição e dos alimentos, na forma como contribuem para a criação de emprego e a oportunidade que dão aos consumidores de comprar produtos frescos a preços acessíveis.
No início do mês, os representantes dos mercados caminharam pelo histórico ponto de venda em Brixton, Londres, Reino Unido, para assinar o memorando de cooperação no âmbito da campanha Love Your Local Market, ou “ame o seu mercado local”.
Portugal não faz parte da lista de integrantes que inclui o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Holanda, Polónia, Itália, Irlanda, Bélgica, Grécia, Dinamarca, Suécia, Hungria, Hong Kong e Estados Unidos.
A campanha iniciou-se em 2012 no Reino Unido. O sucesso levou à internacionalização do projecto que é agora apoiado pela União Mundial dos Mercados Grossistas.