A feira, agendada para os dias 22 a 24 de Novembro na Feira Internacional de Lisboa (FIL), Parque das Nações, é uma organização conjunta de várias entidades que contribuem para o objectivo de atrair a Portugal compradores estrangeiros.
Alimentaria&Horexpo Lisboa – Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar é organizada pela FIL e Alimentaria Exhibitions (feira similar realizada em Barcelona, Espanha) e estabeleceu parceria com a PortugalFoods e a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA).
A PortugalFoods a está a dar apoio na «organização da vinda de hosted buyers [compradores estrangeiros] internacionais de mercados consolidados, bem como de mercados emergentes e em áreas estratégicas da fileira agro-alimentar», explica em comunicado a organização do certame.
O investimento no programa de deslocação de compradores estrangeiros a Portugal é de cem mil euros. A organização afiança que «as candidaturas recebidas de vários buyers internacionais encontram-se já muito acima das expectativas».
No decorrer do certame, as empresas têm aos dispor uma plataforma electrónica para agendamento de reuniões. «O software irá agilizar o contacto entre compradores convidados e empresas exportadoras expositoras.»