A Feira Internacional de Lisboa (FIL), de 4 a 6 de Junho, volta a ser palco da Alimentaria & Horexpo. O certame realiza-se sob o mote “Vender mais, conhecer novos mercados e captar novos clientes”. No decorrer da apresentação do certame, dia 27 de Abril, Fátima Vila Maior, directora de área de feiras da FIL, comentou que se pretende «captar investimento estrangeiro» com origem em destinos como «África, América do Sul, Emirados Árabes Unidos, China».
Presente no evento esteve também o secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, que reforçou a importância do investimento estrangeiro. «Há mercados sub-explorados, como aqueles onde existe uma grande diáspora portuguesa». Sob este tema, Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, acrescentou que se pretende também «criar condições para diversificação os mercados, quer dentro da Europa quer fora».
A valorização da produção nacional tem destaque na edição de 2017, juntamente com áreas como inovação, saúde e bem-estar. Este é um novo posicionamento da feira com o objectivo de promover a competitividade da economia nacional, a capacidade exportadora e a abertura de novos mercados não tradicionais, a criação de emprego e inclusão social, a promoção de estilos de vida saudáveis. combate ao desperdício alimentar e salvaguardar a qualidade e segurança alimentar.
Ao longo dos três dias, haverá várias acções paralelas, tais como o “Encontro Nacional da Grande Distribuição”, para debater a evolução do retalho moderno nacional, e o Food I&ID, um espaço dedicado à inovação na área alimentar.
À Alimentaria – que reúne a oferta alimentar – e Horexpo – dedicada ao canal horeca – junta-se a Tecnoalimentaria – salão que reúne tecnologia e equipamentos para a indústria e distribuição alimentar.
Em 2017, acontece a 14.ª edição da Alimentaria & Horexpo. Até à data, o certame já recebeu 12.000 empresas expositoras, 4.500 expositores estrangeiros. 450.000 visitantes profissionais, 35.000 compradores estrangeiros e realizou 4.000 reuniões business to business (B2B).