Foi assinado ontem, dia 15, um protocolo de cooperação entre o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas, para a implantação do Laboratório colaborativo InnovPlantProtect.
Esta iniciativa, liderada pela Universidade Nova de Lisboa, decorreu na presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do reitor da Universidade Nova, João Sàágua, e do presidente do INIAV, Nuno Canada, reconhecendo-se assim a sua importância não só para o aumento da competitividade do sector agrícola nacional, mas também para o desenvolvimento sócio-económico da região de Elvas.
Cerca de 50 investigadores tentarão desenvolver soluções inovadoras de base biológica para a protecção das culturas mediterrânicas, sementes e produtos pós-colheita, com especial relevo para as pragas e doenças emergentes, e desenvolver novos métodos de detecção e rastreio de pragas e doenças.
O Laboratório desenvolverá os seus processos e produtos tecnológicos numa lógica de mercado, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras.
Neste sentido, a Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas tomaram a iniciativa de criar, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas do INIAV, em Elvas, o Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect, que conta como associadas outras oito entidades de referência no panorama agrícola nacional – Anpoc, Anpromis, Bayer, Casa do Arroz, Cebal, Fertiprado, Fnop e Syngenta.