O Convento de São Francisco Teatro Municipal, em Trancoso, recebe, no dia 8 de Novembro, a partir das 9h00, o seminário “Jovem Empresário Rural”. Este evento é promovido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) em parceria com a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Dgadr), a Federação Minha Terra e a Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural (CNJ).
Segundo um comunicado da AJAP, «o Jovem Empresário Rural pode fazer a diferença num País em que as dicotomias se evidenciam entre o litoral e o interior, contribuindo para o rejuvenescimento, para a dinamização da sociedade local, através de um novo tecido empresarial». A entidade realça que «o Estatuto de Jovem Empresário Rural foi criado a 18 de Janeiro, pelo Decreto-Lei n.º 9/2019, com o objectivo de promover a instalação e fixação de jovens empreendedores em zonas rurais, com vista à dinamização económica e demográfica dos territórios, à diversificação das actividades e à valorização e qualificação dos recursos endógenos, através de um conjunto de medidas de discriminação positiva».
Alguns meses depois, a 14 de Maio, foi publicada a Portaria n.º 143/2019, «que regulamenta o procedimento relativo à atribuição do título de reconhecimento deste Estatuto e define os territórios abrangidos». Para a associação, «Portugal carece de um espaço rural mais jovem, dinâmico e empreendedor, constituindo a sustentabilidade, a preservação e melhoria dos recursos, associada a uma qualidade de vida, elementos decisivos».
Neste contexto, diz a AJAP, «os jovens, devidamente apoiados, podem fomentar actividades económicas que potenciem o desenvolvimento do espaço rural». Um futuro eficiente exige medidas idóneas e regeneradoras. A inscrição no seminário “Jovem Empresário Rural” é gratuita, mas obrigatória.