Águas subterrâneas poluídas com químicos da agricultura e pecuária

Quase todos os sistemas de águas subterrâneas em Portugal estão contaminados com químicos provenientes do seu uso na agricultura e na pecuária. O alerta é dado pela associação ambientalista Zero que, segundo dados divulgados, e após análise de 55 dos 62 sistemas aquíferos entre 2011 e 2015, conclui que todos contêm azoto amoniacal e nitratos.

Uma «situação preocupante», defendem os ambientalistas, acrescentando que se deve apostar no controlo e na fiscalização do uso destes produtos e a retirada de apoios a agricultores que os utilizem em excesso como fertilizantes, «em particular os de origem industrial».

A associação atribui esta poluição à agricultura e pecuária intensivas, que usam azoto amoniacal, que chega aos solos pelas descargas da indústria pecuária ou pelo uso de estrume, e nitratos que provêm dos fertilizantes agrícolas.

A Zero encontrou poluição por azoto em 46 sistemas aquíferos e por nitratos em 29.

Nos dados analisados, provenientes do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, contam-se 6.016 captações de águas subterrâneas de onde se retira 33% do total da água potável consumida no Continente.
«’Muitos dos pontos de água poluídos coincidem com pontos de abastecimento público», alerta a Zero.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
1
Continente cria laboratório para desenvolver produtos das marcas próprias
Agrifish_30-5-2023
Comissão vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países atingidos por condições climatéricas adversas

Notícias relacionadas

1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
No âmbito do projecto “Placarvões – Solução inovadora para o problema dos plásticos...
1
Continente cria laboratório para desenvolver produtos das marcas próprias
“Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente” é uma unidade do Continente...
Agrifish_30-5-2023
Comissão vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países atingidos por condições climatéricas adversas
Na sequência da reunião do Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da...
Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
“Água e agricultura: Bloco de Rega de Reguengos enquanto base da sustentabilidade...