A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e o Grupo AdP – Águas de Portugal assinaram a 17 de Fevereiro acordos de cooperação técnica e operacional. Segundo comunicado da EDIA, o objectivo destes acordos é «reforçar o abastecimento de água na região do Alentejo».
A EDIA explica que estes acordos «visam aumentar a fiabilidade e resiliência dos sistemas de abastecimento de água, dando resposta aos efeitos decorrentes das alterações climáticas». «Esta colaboração será concretizada através da criação de novas ligações a partir de condutas do sistema de Alqueva a albufeiras e estações de tratamento de água, geridas por empresas do Grupo AdP, e do reforço de ligações actuais. Entre as obras previstas, constam a ligação de Alqueva a Sines, à albufeira do Monte da Rocha e o reforço à albufeira da Vigia. Está ainda prevista a realização de estudos relativos a outras infraestruturas de abastecimento de água para responder aos cenários mais exigentes de escassez hídrica na região do Alentejo.»
Na cerimónia de assinatura dos acordos entre as duas entidades públicas, estiveram presentes o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e o ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes. A cerimónia decorreu na Estação Elevatória do Estácio, onde já decorrem obras da empresa Águas Públicas do Alentejo para a uma nova Estação de Tratamento de Águas.