Agrobiofilm recebe menção honrosa

Durante o 13.º Encontro Nacional de Inovação Cotec, que teve lugar a 22 de Novembro, foi atribuída ao produto mulch biodegradável Agrobiofilm, da empresa portuguesa Silvex, uma menção honrosa, no âmbito do Prémio Produto Inovação Cotec-ANI. Este prémio foi instituído em 2008 e visa «premiar e divulgar publicamente produtos (bens ou serviços) inovadores ou famílias de tais produtos desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras, de qualquer dimensão, que operem em Portugal». O 13.º Encontro Nacional de Inovação Cotec e a cerimónia de entrega de prémios contaram com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República.

O Agrobiofilm, indica a Silvex em comunicado, é «produzido a partir de fontes renováveis» e «contribui para a sustentabilidade das práticas agrícolas». Este mulch biodegradável, explica, «é um polímero biodegradável para a cobertura do solo (mulch) que permite a substituição do plástico de origem fóssil, proporcionando a obtenção de produtos agrícolas com rendimento e qualidade igual ou superior à obtida com mulch de polietileno». «No fim do ciclo da cultura, incorpora-se no solo, sendo completamente decomposto por acção de micro-organismos, resolvendo, assim, quer o problema da contaminação dos solos agrícolas com plástico PE, quer a acumulação dos mesmos em aterros e lixeiras.»

A Silvex informa que existem soluções de Agrobiofilm para «solarização do solo, milho doce, alface, rúcula, espinafres, cebola, alho, batata, melão, curgete, beringela, tomate em fresco, tomate de indústria, pimento, fisális, morango, vinha, fruteiras e ornamentais em viveiro». São ainda referidas outras vantagens decorrentes do uso deste produto: «controlar as infestantes, aumentar a eficiência da rega, aumentar a temperatura do solo, antecipar a data de colheita em culturas anuais e a entrada em produção de culturas perenes, melhorar a uniformidade da maturação, aumentar o teor de sólidos solúveis totais dos frutos». Por fim, a empresa salienta que «os agricultores enquadrados numa organização de produtores podem beneficiar de uma comparticipação de até 52,2% no preço do mulch biodegradável, através da medida “7.6 – Utilização de plásticos biodegradáveis”».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

marijuana-leaf-5315557_1280
Politécnico de Portalegre oferece curso pioneiro na Europa
Vinha Arquivo
Workshop na UTAD a 28 de Março sobre desafios climáticos na viticultura
1a
Seguradora suíça Hagel entra no mercado português

Notícias relacionadas

marijuana-leaf-5315557_1280
Politécnico de Portalegre oferece curso pioneiro na Europa
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), através da sua Escola Superior...
Vinha Arquivo
Workshop na UTAD a 28 de Março sobre desafios climáticos na viticultura
No dia 28 de Março, a partir das 14h15, tem lugar na Universidade de Trás-os-Montes...
1a
Seguradora suíça Hagel entra no mercado português
A Schweizer Hagel, companhia de seguros mútua suíça, anunciou a sua entrada...
Figo da Piteira
Projecto InovFarmer.MED realiza workshop em Torres Novas a 29 de Março
“Transformação digital na fruticultura: Desafios e oportunidades” é o tema de...