Existe, desde o final do ano passado, um mercado electrónico (ou e-market) destinado ao comércio, entre empresas, de produtos relacionados com a olivicultura. A ideia faz parte do projecto AgriLogis, uma iniciativa que pretende promover o mercado do azeite nacional, dando-lhe condições logísticas e tecnológicas inovadoras para se expandir.
O mercado funciona como uma rede onde podem ser anunciados serviços e produtos. Os produtores inscritos devem descrever o produto que oferecem e identificar-se de modo a serem contactados pelos outros utilizadores registados que estão interessados em fazer negócio.
Até ao momento, estão disponíveis para comércio, o azeite virgem extra e o azeite de agricultura biológica. O objectivo é alargar a oferta a outros tipos de azeite e produtos relacionados com o sector.
O facto de se desenvolver exclusivamente online ajuda o projecto a cumprir os seus desígnios: por um lado, facilitar o contacto entre quem oferece e quem procura; e, por outro, permitir a expansão para mercados internacionais. O site está disponível em português, inglês e espanhol.
A iniciativa é promovida pela AAPIM (Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha), pela ADSI (Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento), pelo NERGA (Núcleo Empresarial da Região da Guarda), pelo InovCluster (Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro) e pelo Agrocluster Ribatejo e foi aprovado no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade (Compete).