Agricultura de precisão é obter e usar informação

A agricultura de precisão não é tecnologia, é obter informação e usá-la a favor da cultura. Esta foi a principal mensagem deixada por Ricardo Braga, professor do Instituto Superior de Agronomia, no decorrer do Congresso Nacional do Azeite, que aconteceu em 13 de Maio, em Moura.

Há algumas culturas em Portugal que utilizam diariamente a tecnologia ⎼ como sondas, drones, softwares de gestão ⎼ para tomar decisões, na «olivicultura estamos ainda no início», comentou Ricardo Braga.

O professor descreveu que «agricultura de precisão é a utilização de dados para melhorar a produção». Este é o caminho a seguir, ou seja, «profissionalizar cada vez mais a tomada de decisão».

Francisco Mondragão Rodrigues sublinhou que a inovação traz «redução de custos, melhorias ambientais e melhores produtividades». O professor na Escola Superior Agrária de Elvas concluiu mesmo que «na próxima década a olivicultura será feita com precisão» e os que não caminharem nesse sentido perderão competitividade.

O regadio é hoje uma realidade em quase todo o Baixo Alentejo, mas há ainda muitos agricultores que não sabe usar correctamente o seu sistema rega. A mensagem foi deixada por Gonçalo Rodrigues, do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR). «Muitas vezes o olivicultor não conhece o seu sistema de rega e é importante que o conheça de montante a jusante.»

Gonçalo Rodrigues alertou que «não somos rentáveis, se não formos eficientes» e essa eficiência consegue-se «sabendo quando, quanto e onde regar».

O onde é advérbio importante na questão da agricultura de precisão porque uma das chaves no uso da tecnologia para obter informação é perceber que a cultura não é homogénea e as parcelas tem necessidades diferentes.

O Congresso Nacional do Azeite foi organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, em parceria com a Câmara Municipal de Moura.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...