ACVCA: Vidigueira Vinho de Talha vence Prémio Intermarché

O melhor da Produção Nacional já apresentou os finalistas da 7ª edição do Prémio Intermarché, e o Vidigueira Vinho de Talha da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi o vencedor na categoria “Produtos Transformados”.

Este projecto do Intermarché tenciona valorizar e promover o que é nacional e sensibilizar a sociedade para a importância do sector primário português.

«O Vidigueira Vinho de Talha é um vinho único, singular e tradicional». Estas são algumas das características que, segundo a Adega Cooperativa definem este vinho que conta com uma história e tradição de vinificação com mais de dois milénios.

As uvas que dão origem a este Vidigueira Vinho de Talha são provenientes de vinhas centenárias, propriedade de associados da Adega que as disponibilizaram para a sua produção.

Das uvas das castas brancas tradicionais que entregam, algumas delas encontram-se quase em extinção: Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Diagalves, Larião e Perrum. «Esta produção é um orgulho para a Adega e o prémio do Intermarché só veio fomentar ainda mais o valor deste produto a nível nacional».

WhatsApp Image 2020-11-24 at 09.36.20 (3)

O método de produção deste vinho engloba um conjunto de fatores, desde a “pesgagem” da talha, ou seja, os cuidados a ter com a talha e a forma como é revestida no seu interior. Este processo é importante, pois garante ao vinho uma chegada adicional de aromas e sabores particulares. A técnica e os utensílios usados na sua produção trazem o peso da antiguidade. O momento de inserir a torneira permitirá a passagem do vinho filtrado pelas massas para o alguidar de barro, leva ao tão tradicional “aparadinho”, acto de encher o copo directamente da torneira.

A Adega tem vindo a divulgar e a difundir esta tradição, e o Dia de São Martinho é o auge da abertura das Talhas. Foi precisamente há um ano que a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito inaugurou o seu novo espaço de Enoturismo, a Casa das Talhas, onde poderá ver em primeira mão onde e como é produzido este vinho vencedor, o Vidigueira Vinho de Talha, e ficar a conhecer todo o processo de vinificação num espaço que cumpre as regras de segurança exigidas pela DGS.

Conheça o vinho que mereceu o prémio de “Produtos Transformados” do Intermarché no local de produção do mesmo. O Enoturismo da Adega pode ser visitado todos os dias das 9h00 às 19:00 horas.

Veja aqui o vídeo do vinho vencedor Vidigueira Vinha de Talha.

 

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional

Notícias relacionadas

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...