Acrescentar valor à marca Portugal

As Tertúlias Agronómicas da Frutas, Legumes e Flores voltaram, ao Chiado, em Lisboa, no dia 2 de Julho. Ter escala ou trabalhar produtos de nicho foi a temática que mais discussão gerou. A reter a ideia de que «precisamos acrescentar valor à marca Portugal», sublinhou Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite.

A exportação e os apoios comunitários também estiveram em foco neste encontro de final de tarde. José Burnay, director da Campotec, relembrou que há duas décadas «a produção que havia estava pulverizada», porque os produtores não estavam organizados. Depois de um longo processo de conquista do mercado externo e de, em 2014, se ter atingido um valor de exportação de hortofrutícolas de 1,1 mil milhões de euros, o produtor defendeu que é tempo de «explorar novos mercados».

Por seu turno, Gabriela Ventura, gestora, afirmou que «nenhuma empresa, nem neste sector nem noutro, vive só de exportações». Como ex-gestora do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural 2007-2014, Gabriela Ventura salientou que «o mérito [do sucesso da execução a 100% do Proder] está no sector», já que o «programa dependia muito da execução do investimento privado». As frutas, os hortícolas e as flores foram «as estrelas do investimento», adiantou a gestora que fez questão de sublinhar que o sucesso não pode ser desculpa para menos exigência ou «o estoiro é maior».

O marketing e comunicação foram tema trazido pelo sub-director do jornal Expresso e director da revista Exame, João Vieira Pereira, que sublinhou a necessidade de as empresas comunicarem, o que ainda não acontece com frequência. O jornalista disse ainda que hoje em dia a agricultura é um «tema sexy» para os meios de comunicação social.

Saiba mais sobre as Tertúlias Agronómicas na edição de Julho/Agosto (número 154) da Frutas, Legumes e Flores.

A guitarra portuguesa e o Fado abriram a 2.ª edição das Tertúlias Agronómicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pode também interessar-lhe:

Tertúlias Agronómicas recuperam o debate franco de ideias

Agricultura é um sector de conhecimento

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Auchan_Cultivamos o Bom
Auchan Retail Portugal apresenta selo “Cultivamos o Bom”
vineyards-4336787_1280
Naturalfa seleccionada como organismo certificador do novo referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola
Foto Salad Greenhouse (34)
Recolha selectiva de biorresíduos chega a novas zonas de Gondomar

Notícias relacionadas

Auchan_Cultivamos o Bom
Auchan Retail Portugal apresenta selo “Cultivamos o Bom”
A Auchan Retail Portugal apresentou o novo selo “Cultivamos o Bom”, que abrange...
vineyards-4336787_1280
Naturalfa seleccionada como organismo certificador do novo referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola
A Naturalfa foi seleccionada pela ViniPortugal como Organismo de Certificação...
Foto Salad Greenhouse (34)
Recolha selectiva de biorresíduos chega a novas zonas de Gondomar
Tendo em vista o incremento da recolha selectiva da fração de biorresíduos,...
Vinhos portugueses na Sérvia
Vinhos portugueses regressam à Sérvia em ação de promoção da CAP
A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) viajou novamente com produtores...