A cidade da Guarda recebe, nos dias 22 e 23 de Novembro, o 9.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo. Esta edição do evento é organizada pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM) e pela Cooperativa Agrícola Agroguarda, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda e em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav) e com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (Cothn).
Segundo a organização, «este encontro reflecte a dinâmica da fileira do mirtilo, bem como a relevância que tem ganho pelo aumento do número de produtores, de área instalada e do consequente impacto social e económico no sector agrícola». O programa contempla, no dia 22, palestras – proferidas por oradores nacionais e internacionais, como, por exemplo, Rebecca Darnell, Professora Emérita da Universidade de Flórida – e debates.
As palestras incluem os «temas mais relevantes para os produtores de mirtilo», abordados «de acordo com a realidade de produção, comercialização e distribuição de mirtilos no panorama nacional e internacional». Os temas em foco serão a fitossanidade, a utilização de mirtilos na área da saúde, os recursos humanos, os seguros de colheita, a comercialização, a produção de mirtilo em vaso, a fisiologia da planta e as suas implicações na cultura, o associativismo.
No dia 22, terá ainda lugar um jantar de gala, onde será apresentada a Associação Nacional de Produtores de Mirtilo e onde serão entregues prémios «que distinguem projetos inovadores e de reconhecimento de mérito de pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento e dinâmica da fileira do mirtilo em Portugal». Para o dia 23, estão previstas uma visita de campo e uma sessão de networking com comercializadores.
A organização espera que este encontro traga à Guarda «mais de três centenas de produtores». De periodicidade anual, o evento decorre em regime de alternância pelas diversas regiões produtoras. Pode consultar mais informações sobre o 9.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo aqui.