A AIP e a FIL organizaram uma participação oficial conjunta portuguesa no VIII Salão Internacional de Agricultura de Marrocos (SIAM), que tem lugar de 24 a 28 de Abril na cidade de Meknès – próximo da capital de Marrocos, Rabat. Designada Portugal Selection 2013 / Agricultura e Agro-indústria, esta participação vai ocupar um total de 280 m2, com exposição em interior (no Pavilhão Internacional) e no exterior. Na área da agricultura, a 17 de Abril estavam confirmadas nove empresas frutícolas: Abrunhoeste, Cooperfrutas, Frutus, Granfer, Luís Vicente, Lusopera, Narc Frutas, Santos & Pereira, Triportugal. Da agro-indústria estavam confirmadas as empresas Citroviveiros, Coba, Cosvalinox, EDIA, Efacec, Galucho, Herculano, Miguel Vaz, Oestagric, Plastidom, Pulverizadores Rocha e Tecfil. Acresce ainda a participação da AIP e da Portugal Fresh (que integrou a participação da AIP no SIAM em 2011). No SIAM de 2011, a área (150 m2) e o número de participantes foram inferiores.
Além da área de exposição, o programa da representação portuguesa inclui workshops (Uso eficaz da água e técnicas de irrigação; Inovação e tecnologia ao serviço do desenvolvimento da agricultura e agro-indústria), um Fórum Agro-alimentar e encontros com agentes do mercado marroquino: entidades públicas, empresas, cooperativas e grandes cadeias de distribuição agro-alimentar (Marché Gros, Hypermarchés Marjane, Label Vie, BIM, Asswak Assalam). A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, realiza uma visita oficial ao SIAM a 27 de Abril e participa no Fórum Agro-alimentar.
O tema geral do SIAM 2013 é o comércio agrícola e o país convidado é a Bélgica. Este evento terá uma área de exposição de 65.000 m2 e são esperados cerca de 600.000 visitantes. Organizado pelo Ministério da Agricultura e Pescas de Marrocos, o SIAM é considerado o principal evento comercial agrícola do Norte de África e, até, a maior feira do continente africano.