Seminário em Alenquer a 19 de Janeiro sobre o PEPAC

Tem lugar amanhã, 19 de Janeiro, a partir das 15h00, na sede da Junta de Freguesia de Ventosa, em Alenquer, o seminário “O Plano Estratégico da PAC 2023-2027 – Novos Desafios”. Este evento é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alequer e da Coopquer – Cooperativa Agrícola de Alenquer e, como o nome indica, terá como tema central o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para o período 2023-2027, que entrou em vigor este mês.

O objectivo da iniciativa, que contará com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, é «apresentar o plano estratégico da PAC para o quadriénio e, em simultâneo, debater e esclarecer algumas das principais questões relacionadas com o tema». A organização explica que, «em paralelo, será dinamizada também uma reunião de trabalhos, na qual será discutida a actualização das normas para a Produção Integrada, tema de especial importância para os profissionais do sector primário, em particular para os produtores do concelho».

Segundo a organização, este seminário resulta de vários pedidos feitos à autarquia e à Coopquer, por parte de produtores locais, sendo que «entre as principais dúvidas levantadas está a possível atribuição de fundos, no âmbito do próximo quadro comunitário». «Houve uma oportunidade de organizar esta iniciativa, até porque ainda subsistem muitas dúvidas acerca destas temáticas, que esperamos virem a ser esclarecidas. Destaco o tema dos fundos comunitários, no qual os presentes poderão obter mais informações acerca das candidaturas, contando até com o apoio da Coopquer para ensinar a concretizar essas candidaturas», refere Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer.

O programa, que pode consultar aqui, inclui a participação de técnicos da Coopquer, da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), da Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS) e do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP). O seminário “O Plano Estratégico da PAC 2023-2027 – Novos Desafios” é aberto ao público em geral, ainda que seja mais direccionado para profissionais do sector agrícola, sublinha a organização.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




















Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria