Projecto S4Agro realiza webinar a 15 de Fevereiro sobre embalagem primária sustentável

“Embalagem primária sustentável” é o tema de um webinar que tem lugar a 15 de Fevereiro, a partir das 14h30, no âmbito do projecto S4Agro – Soluções Sustentáveis para o Sector Agroindustrial. Este webinar vai abordar diversos pontos relativos à temática da embalagem primária sustentável e é dirigido em especial às pequenas e médias empresas (PME) do subsector dos produtos hortofrutícolas.

O projecto S4Agro é promovido pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em parceria com a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico da Guarda, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro. Cofinanciado pelo Compete2020, esta iniciativa abrange os subsectores de produtos cárneos, produtos hortofrutícolas, produtos lácteos e produtos de padaria/pastelaria e visa qualificar as PME do sector agroindustrial «para a adopção de soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular».

O projecto está organizado em seis actividades principais: embalagem primária, embalagem secundária, embalagem inteligente, cibersegurança, redução e valorização de desperdícios, inovação de base científica e tecnológica. Na actividade da embalagem primária está prevista a realização de quatro webinars, um para cada subsector, no sentido de disseminar boas práticas no uso de embalagens primárias sustentáveis.

«A sustentabilidade da embalagem primária é um tema que passa para segundo plano num momento em que nos confrontamos com instabilidades económicas e sociais a nível mundial. No entanto, pode ser uma ferramenta para colmatar alguns destes problemas. Será possível encontrar uma embalagem que é mais sustentável e ao mesmo tempo mais económica? Até que ponto uma embalagem que não utilize matéria prima de origem fóssil pode contribuir para a independência energética?», referem os promotores do webinar. O programa do webinar “Embalagem primária sustentável” está disponível aqui e a inscrição pode ser realizada no mesmo link.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




















Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria