Inscrições já estão abertas para o X Concurso Vinhos de Portugal

Decorre até 2 de Maio o período de inscrição para a décima edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa promovida pela ViniPortugal que visa distinguir «os melhores vinhos nacionais». Os interessados podem fazer o seu registo no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal e o Regulamento do Concurso pode ser consultado aqui.

Na primeira fase desta iniciativa, de 8 a 10 de Maio, vão realizar-sesessões técnicas de prova (no CNEMA, em Santarém, sendo os vinhos inscritos avaliados pelo Júri Regular), estando também programadas Masterclasses, jantares com produtores, visitas e provas de vinhos. A segunda fase (e final) terá lugar nos dias 11 e 12 de Maio, com o Grande Júri a reunir na Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, na Guarda, para decidir os Grandes Ouros e os Melhores do Ano.

Os vencedores serão divulgados a 12 de Maio e a Cerimónia de Entrega de Prémios vai ter lugar na região de Pinhel. A ViniPortugal – Associação Interprofissional do Vinho indica que os produtores que se inscreverem até 10 de Março «vão receber um desconto de cinco euros por cada vinho inscrito, uma vantagem exclusiva durante este período».

«A par da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, o Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que, durante estes dias, trocam experiências entre si», afirma a ViniPortugal. «A iniciativa distingue a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional e reforça a posição do nosso país como um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados de exportação. A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais de renome deste ano.»

O Concurso Vinhos de Portugal realiza-se em 2023 pelo décimo ano consecutivo. Em 2022, esta iniciativa contou com cerca de 1.450 referências, que foram avaliadas por um painel de jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector, explica a ViniPortugal.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




















Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria