Visita 24h Agricultura Syngenta à fábrica de sementes da Syngenat em Carmona

Vencedores das 24H Agricultura Syngenta visitam fábrica e centro de investigação em Sevilha

A equipa de estudantes do Instituto Superior de Agronomia que se sagrou campeã da 5ª edição das 24H Agricultura Syngenta visitou, no dia 11 de Novembro, a fábrica e centro de investigação de sementes de girassol e colza da Syngenta em Carmona, Sevilha.

A competição formativa da Associação Portuguesa de Horticultura «contribui desta forma para a formação dos estudantes de Ciências Agrárias, ajudando-os na transição para o mercado de trabalho através do conhecimento da realidade do mundo empresarial agrícola», referem numa nota.

O centro de trabalho da Syngenta em Carmona processa sementes híbridas de girassol, produzidas em campos de multiplicação em Portugal e Espanha, num total de 4.600 hectares, e sementes híbridas de colza (350 hectares).

Agricultores de toda a Europa, incluindo da Ucrânia e da Rússia, utilizam as sementes preparadas na fábrica em Carmona, suficientes para semear anualmente 1 milhão de hectares de girassol.

Nesta fábrica da Syngenta, construída em 1993, as sementes são submetidas a limpeza, selecção e calibragem, tratamento e embalamento, «com um rigoroso controlo de qualidade em laboratório».

Desde 2018, este centro de trabalho alberga também um Centro de Fitopatologia de referência, para testagem da resistência e/ou tolerância das variedades de girassol às principais doenças que afectam a cultura (rabo-de-raposa, míldio e ferrugem), e conta «com uma equipa dedicada ao melhoramento clássico do girassol».

Estufa do Centro de Fitopatologia

Os estudantes destacaram o conhecimento adquirido na visita, nomeadamente, sobre os métodos utilizados na obtenção de variedades resistentes a doenças e acerca do ciclo de produção da semente, desde a investigação, à multiplicação em campo e preparação em fábrica até à chegada ao agricultor.

«Este centro da Syngenta está todo pensado ao pormenor e é muito importante para o futuro da nossa agricultura», resumiu a equipa vencedora da 5ª edição da 24H Agricultura Syngenta, composta por Diogo Trindade, Gonçalo Martins, Joaquim Santos, João Fernandes e Ricardo Roussado Filipe.

A 6ª edição da competição formativa 24H Agricultura Syngenta já tem data marcada para os dias 1 e 2 de Abril de 2023, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, sob o tema ‘Agricultura Regenerativa’.

Veja o vídeo desta visita, aqui.

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria