IMG_4010

Adega Cooperativa de Vidigueira reúne produtores de Vinho de Talha do Alentejo

Com o objectivo de preservar ao máximo a produção de vinho de talha, uma técnica com mais de dois mil anos de história, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito promove no dia 26 de Novembro, das 14h30 às 20h00, uma conferência sobre “As Castas e o Vinho de Talha”, seguida de uma prova de Vinhos de Talha DOC Alentejo.

Esta iniciativa teve a sua primeira edição em 2019 e contou com a presença de diversos produtores alentejanos de Vinho de Talha DOC Alentejo.

Para a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, o Vinho de Talha «tem uma representação histórica e cultural, na sua produção são usadas uvas provenientes de vinhas centenárias e a vinificação é realizada da forma mais artesanal e manual possível».

Depois de dois anos parado, «o Talha DOC regressa com uma conferência actual e com mais produtores desta técnica milenar. É um evento que pretende preservar e mostrar ao público a essência do Vinho de Talha através da prova de vinhos de diversos produtores convidados».

IMG_4077

Este ano terá uma novidade, uma prova cega dos Vinhos de Talha, num painel de provadores coordenado pela Revista Paixão Pelo Vinho, com a presença do enólogo Vasco Moura Fernandes. Nesta prova serão avaliados todos os vinhos de Talha DOC Alentejo enviados pelos produtores.

O evento, dirigido ao píblico em geral, terá início pelas 14h30 nas instalações da Adega, com uma conferência sobre “As Castas e o Vinho de Talha”, com entrada gratuita, bastando realizar uma marcação prévia. Presentes estarão Virgílio Loureiro, autor do livro “O Vinho Sentido”, Regente Agrícola, pela Escola de Coimbra, Eng.º Agrónomo, pela Universidade Técnica de Lisboa, e Eng.º Biológico, pela Universidade Nova de Lisboa, que abordará o tema das castas no vinho de talha. Elsa Gonçalves, professora auxiliar do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/UL), onde lecciona diversas áreas, nomeadamente Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas, e membro da Direcção da Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira-PORVID e presidente do Grupo de Peritos «Genetic Resources and Vine Selection» da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, que abordará, nesta conferência, a genética das castas.

O moderador será Luís Gradíssimo, enófilo, especialista em vinhos e enogastronomia e responsável pelo projecto Enóphilo.

talha doc-05

A prova de vinhos dos produtores de Vinho de Talha DOC Alentejo terá início às 15h30 na Casa das Talhas, espaço de enoturismo da Adega. O bilhete terá um custo de 5,00€ que dá direito a um copo para provar todos os vinhos disponíveis.

Presentes estarão produtores de Vinho de Talha DOC Alentejo certificados pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Mais informações aqui.

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria