mae_app_heroisdafruta_colecao_maca_de_alcobaca2

Maçã de Alcobaça junta-se a iniciativa contra obesidade infantil

A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) assinou a 20 de Setembro um acordo de parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). Através deste acordo, a APMA junta-se oficialmente à “Heróis da Fruta”, iniciativa portuguesa que visa prevenir a obesidade infantil e que a APCOI desenvolve desde 2011.

A propósito do acordo, foi lançada a campanha “Há vida no pomar” na aplicação “Heróis da Fruta” (que é gratuita para smartphones), a qual inclui «uma colecção de 60 cartas digitais com centenas de curiosidades lúdico-pedagógicas inspiradas na biodiversidade da fauna e flora que se pode encontrar nos pomares certificados de Maçã de Alcobaça IGP devido ao seu modo de produção sustentável e ambientalmente responsável», explica um comunicado. Esta colecção foi desenvolvida pela Ontop, um estúdio português que desenvolve jogos em realidade aumentada para múltiplos utilizadores.

jovem2_app_heroisdafruta_colecao_maca_de_alcobaca

Para obter as cartas, é necessário, através de um “mapa do tesouro” disponível na app, sair para a rua e encontrar “baús” presentes em cartazes afixados em mais de 70 municípios parceiros da iniciativa, sendo também possível encontrar “baús” nas redes sociais da Maçã de Alcobaça e da “Heróis da Fruta”. Para obter a saqueta, é preciso usar a app e apontar a câmara do smartphone ao cartaz.

Os promotores da iniciativa indicam que «todas as saquetas abertas pelos jogadores valem pontos e há prémios para quem chegar aos primeiros lugares do Top Maçã até 21 de Dezembro: os três primeiros lugares recebem uma máquina fotográfica de revelação instantânea e até ao 200.º lugar ganham lancheiras térmicas». A campanha “Há vida no pomar” integra o projecto “Vita Maçã”, da APMA, da medida 10.2.1.5 (“Promoção de produtos de qualidade locais”) do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020).

Segundo Mário Silva, presidente da APCOI, esta parceria permitirá também «distribuir gratuitamente, já este ano lectivo, maçãs de Alcobaça a mais de 5.000 alunos nas escolas». Já Jorge Soares, presidente da APMA, diz que «a Maçã de Alcobaça orgulha-se de oficializar publicamente a sua parceria com a APCOI e com o projecto Heróis da Fruta, para ajudar a melhorar os hábitos alimentares das crianças portuguesas e contribuir assim para que cresçam mais felizes e saudáveis».

Nota: Quem já tiver a app “Heróis da Fruta”, pode obter uma primeira saqueta de cartas através da imagem apresentada abaixo (disponibilizada pela APCOI). Com a app “Heróis da Fruta” aberta no seu smartphone, aponte a câmara para a imagem para assim abrir o “baú”.

2

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *