Odemira1

AHSA adere ao Pacto para Gestão da Água

A AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur tornou-se recentemente membro do Pacto para Gestão da Água, iniciativa da Católica Lisbon que tem como propósito colocar o tema da água no centro da agenda nacional portuguesa.

«A participação neste pacto pressupõe uma proximidade ao tema da gestão da água, de uma forma alargada, abrangente e aberta, além dos limites geográficos da nossa operação. Procuramos conhecimento com o primeiro objectivo de o fazer chegar aos principais agentes do território onde intervimos: as empresas agrícolas nossas associadas», explica a AHSA.

«Procuraremos igualmente contribuir com a experiência que temos de operar numa região de enorme potencial estratégico a nível agrícola, no entanto, com particularidades desafiantes ao nível do ordenamento do território. Porque é sempre possível fazer melhor», reforça a associação presidida por Luís Mesquita Dias.

Refira-se que as entidades parceiras do Pacto para Gestão da Água assumem a sua responsabilidade em adoptar medidas mais sustentáveis de forma a contribuir para uma gestão mais eficiente da água.

Em Junho de 2020, o Center for Responsible Business & Leadership da Católica Lisboa organizou o evento “Water Summit”, que teve como objectivo proporcionar a todos os participantes um entendimento claro sobre os desafios associados à utilização da água para o mundo dos negócios, numa lógica integrada e ao longo das cadeias de valor.

Como conclusão do evento Water Summit resultaram quatro mensagens fundamentais:

A escassez de água é inegável;

As empresas têm um papel claro a desempenhar;

As parcerias são cruciais;

O tempo para a acção é agora.

Neste contexto, as várias entidades envolvidas no evento e outras que, entretanto, se juntaram, entenderam que se justificava um esforço coordenado para tentar transformar esta iniciativa em algo mais permanente e estruturado.

Assim nasce o Pacto para Gestão da Água, com a ambição de transformar numa “call to action” concreta as conclusões do evento.

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *