fitofármacos_ependage_pesticides_tracteur

Tendência de redução no uso de pesticidas na União Europeia

A Comissão Europeia divulgou recentemente dados relativos à evolução dos indicadores “uso e risco de pesticidas químicos” e “uso de pesticidas mais perigosos”, por parte dos Estados-membros da União Europeia (UE), abrangendo o período desde 2011 até 2020. Segundo a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), os dados «mostram que, em relação ao período de base de 2015-2017, a nível da União Europeia, o uso e risco de pesticidas químicos sofreu uma diminuição de 14%, enquanto o uso de pesticidas mais perigosos teve uma diminuição de 26%».

pesticides_sud_f2f-target_trends_eu_chem_2011-20_prt

No caso de Portugal, foi registada uma diminuição de 19% no uso e risco de pesticidas químicos (imagem em cima) e uma redução de 54% no uso de pesticidas mais perigosos (imagem em baixo). De acordo com a DGAV, este resultado «coloca Portugal muito acima da média europeia em termos de esforço de redução, sendo o Estado-membro com a redução mais significativa no indicador “uso de pesticidas mais perigosos”».

pesticides_sud_f2f-target_trends_eu_hazd_2011-20_prt

Estes indicadores são apresentados tendo em conta as metas e parâmetros estabelecidos no contexto da estratégia “Do Prado ao Prato”, com os gráficos a indicarem também o posicionamento de cada Estado-membro face ao objectivo definido para 2030. Pode consultar os dados de cada Estado-membro aqui.

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria