2a

Rivulis adquire negócio internacional da Jain Irrigation

As empresas de irrigação Rivulis e Jain Irrigation anunciaram a 21 de Junho um «acordo definitivo» de «fusão», mediante o qual a multinacional israelita Rivulis vai adquirir as várias subsidiárias no exterior da multinacional indiana Jain Irrigation, que constituem o negócio internacional de irrigação desta (International Irrigation Business – IIB). Segundo um comunicado conjunto, a Jain Irrigation receberá acções relativas a 22% de participação na Rivulis – que será a «empresa controladora do grupo ampliado» – e um montante em dinheiro, para o financiamento de emissões de dívida do IIB – composto por Jain USA, AVI, IDC e NaanDanJain – e de títulos emitidos pela Jain International Trading B.V.

O comunicado indica que o intuito é «criar uma empresa líder global em clima e irrigação», que irá manter a designação Rivulis Pte. Ltd. e que será detida em 78% pela empresa global de investimentos Temaesk. A empresa ampliada será liderada pelo actual CEO da Rivulis, Richard Klapholz, terá sede dupla – em Singapura e em Israel – e, «para fins de branding corporativo (gestão de marca), será conhecida como “Rivulis (Em parceria com Jain International)”».

De acordo com o comunicado, «a Jain Irrigation também se tornará fornecedora de produtos de irrigação fabricados na Índia para a empresa, inclusive para os seus mercados internacionais fora da Índia». O documento refere ainda que «espera-se que os principais funcionários de gerência e sócios maioritários do IIB continuem em cargos de liderança em toda a empresa».

Recorde-se que a Temasek, com sede em Singapura, assumiu propriedade total da Rivulis – que possui três marcas de produtos e serviços: Rivulis, Eurodrip e Manna – em Março de 2022, depois de já ter adquirido uma participação majoritária em Dezembro de 2020. Esta transacção está sujeita às aprovações regulamentares exigidas e outras condições habituais.

O comunicado refere que a a empresa resultante da fusão «terá uma cobertura de mercado inigualável, com 25 fábricas e 3.300 funcionários em seis continentes e 35 países», e que «continuará a oferecer apoio total» às marcas Rivulis, Jain, NaanDanJain e Eurodrip. Também se realça a oferta combinada de produtos e soluções – com marcas como D5000 PC, Amnon, T-Tape, Chapin, Ro-Drip, Top, Excel, Compact, 5035 e Mamkad –, bem como a capacidade combinada de pesquisa e desenvolvimento e de engenharia de produto e ainda a disponibilização de serviços digitais de agricultura, como Jain Logic, Manna e ReelView.

«Os negócios internacionais da Jain Irrigation são a combinação de empresas pioneiras e revolucionárias reunidas durante um certo período sob a liderança da Jain Irrigation – seja a empresa NaanDan, a criadora original do aspersor, ou a empresa Chapin Watermatics, que abriu o caminho para tecnologias exclusivas de fita. Prevemos que a fusão com a Rivulis criará uma entidade líder mundial, posicionada de maneira ideal para atender sua base global de clientes, graças à sua presença geográfica, amplitude de oferta, profundidade tecnológica e experiência em irrigação localizada», afirmou Anil Jain, director administrativo da Jain Irrigation, acrescentando que «a entidade combinada terá uma presença verdadeiramente global em todos os mercados relevantes de irrigação, permitindo o crescimento estratégico e a inovação que promoverá a ampla visão da Jain Irrigation de alcançar produtores de todos os portes, por meio da criação de valor compartilhado». «Estamos entusiasmados com a união de forças de ambas empresas, visando atender melhor as crescentes necessidades dos mercados de irrigação no mundo inteiro. Ao mesmo tempo em que beneficiamos de economias operacionais de escala significativas e de uma base diversificada e dedicada de funcionários, garantiremos que todos os compromissos conjuntos com a nossa comunidade de produtores e parceiros de negócios sejam mantidos e fortalecidos», comentou Richard Klapholz, mencionando ainda que «a Rivulis, antes da fusão, representava a combinação entre quatro empresas, e através desta, várias outras empresas do portefólio da Jain Irrigation serão adicionadas, firmando o nosso papel como uma empresa consolidadora e líder mundial de mercado, criando uma única empresa com um fundamento financeiro mais potente».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria