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Porbatata lança nova campanha para promover batata portuguesa

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lançou uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa. Com a Miss Tata, marca criada pela associação em 2020, a Porbatata pretende impulsionar o consumo deste alimento no período de maior produção, que decorre de Maio a Setembro.

“Miss Tata, a favorita” é o mote desta acção de promoção que conta com a participação da chef Marlene Vieira, do “tiktoker” Gastão Reis (do it gastro), da avó Fernanda do projecto A Avó veio Trabalhar, da nutricionista Rita Teixeira e do produtor Carlos Marques.

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O objectivo é «mostrar que a batata portuguesa é a mais fresca e saborosa, a mais próxima (e, por isso, com menos pegada ecológica) e a aliada indispensável numa alimentação saudável. É a favorita dos portugueses».

Além das redes sociais, a Miss Tata também será promovida na grande distribuição, numa parceria com a APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição. A Miss Tata estará em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda dos hiper e supermercados aderentes desta iniciativa.

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«Queremos que a Miss Tata seja a favorita dos portugueses porque é fresca, nova, acabada de colher. Numa altura em que o sector alimentar se debate com tantas dificuldades, apoiar a produção nacional e consumir batata portuguesa é fundamental. É um produto saudável, nutritivo e produzido em todo o território nacional», diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

«Portugal só produz cerca de 40 a 50% da batata consumida pelos portugueses. Sabemos que produzimos bem e com qualidade. Sabemos também que temos capacidade para aumentar a produção. É muito importante investir em promoção e ultrapassar as dificuldades actuais para que a fileira se torne mais forte», acrescenta.

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«A promoção e apoio à produção nacional é um compromisso contínuo da Distribuição, que tem procurado valorizar e aprofundar a relação com os produtores nacionais. O apoio dado pela APED a esta campanha da Porbatata constitui um novo passo na relação de colaboração que as duas entidades têm vindo a aprofundar ao longo dos últimos anos para a valorização de um produto de destaque na gastronomia portuguesa», acrescenta Mónica Ventosa, directora geral adjunta da APED.

A campanha de promoção da batata portuguesa será também divulgada pela Porbatata em órgãos de comunicação social especializados europeus. O objectivo é dar a conhecer a marca colectiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher.

gatão

Em 2021, as exportações de batata somaram mais de 18 milhões de euros e a União Europeia foi o principal mercado de destino. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que absorve 48% das exportações nacionais, em valor.

Em Portugal, a produção de batata é de cerca de 450 mil toneladas. O consumo per capita ultrapassa os 90 quilos por ano.

A promoção da batata portuguesa é uma das iniciativas do projecto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

carlos

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