Lipor submete cinco acções aos Troféus Europeus de Prevenção de Resíduos

A Lipor submeteu à 13.ª edição dos Troféus Europeus de Prevenção de Resíduos cinco acções, uma em cada categoria de Proponente de acção, cujos vencedores serão anunciados numa cerimónia oficial em Bruxelas no próximo mês de Junho. A selecção foi feita com base nos critérios definidos pelo júri dos Trofeus Europeus, nomeadamente a relação da iniciativa com os eixos da EWWR, a originalidade, a sua natureza inovadora, a sua adaptabilidade e replicabilidade a outros contextos locais, a mobilização do público-alvo e a duração.

As acções submetidas aos Troféus Europeus nas diferentes categorias são:

Categoria “Associação/ONG”

Centro Social de Ermesinde – CLDS4G VALER

“Oficina Criativa: Bordar Roupa Usada”

Esta acção consistiu na realização de uma oficina criativa: bordar roupa usada com o objectivo de dotar os participantes de competências sobre bordado livre, promovendo a reutilização e darem uma nova vida a roupas usadas. Orientada a pessoas em situação de desemprego, incentivou a práticas de economia circular e ao empreendedorismo, permitindo que os participantes ganhassem novas competências e assim adquirir uma fonte complementar de rendimento. Esta actividade foi realizada num Empreendimento de Habitação Social, potenciando a inclusão social.

Categoria “Administração/Autoridade pública”

Câmara Municipal de Matosinhos

“Show Cooking – Confeção Zero Desperdício”

Esta acção consistiu na realização de dois show cooking no Mercado Municipal de Matosinhos em livestream, nos quais se realizou a confecção de um prato com sobras, a partir de uma cozinha móvel. Esta acção teve como objectivo sensibilizar/informar toda a população, actuando na minimização do Desperdício Alimentar dos grandes produtores e consumidores, promovendo a redução de resíduos orgânicos e fomentando o papel do cidadão como agente activo na mudança da realidade actual.

Categoria ” Cidadão”

“Lady in Green” Blogue

“Desafio T-Circular”

O Desafio T-Circular incentivou através das redes sociais Facebook e Instagram, os cidadãos a promoverem iniciativas e/ou partilharem habilidades manuais que contribuíssem para a redução e/ou reutilização dos têxteis, sensibilizando e mobilizando para a adopção de hábitos mais sustentáveis na compra, na utilização e no descarte das peças de vestuário.

Esta iniciativa surgiu do trabalho realizado no âmbito do blogue “Lady in Green”, um blogue dedicado à moda sustentável e à sensibilização da comunidade para um consumo mais consciente, em parceria com a Lipor. Os cidadãos participaram, realizando pelo menos dois dos desafios propostos no Regulamento.

Os temas dos desafios abrangeram, num 1º nível, a doação, a reutilização e a reciclagem do vestuário e a opção por peças em 2ª mão. E, no nível superior, os arranjos de costura, a transformação criativa ou upcycling das peças, as boas práticas de manutenção do vestuário ou a tinturaria com pigmentos naturais.

Categoria ” Empresa/Industria”

Centro Comercial Parque Nascente

“Combate ao Desperdício Alimentar: O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã”

Em Julho de 2021, os centros comerciais geridos pela Klépierre Portugal (Parque Nascente, Espaço Guimarães e Aqua Portimão) lançaram a iniciativa de combate ao desperdício alimentar de forma a promoverem o desperdício zero, disponibilizando gratuitamente caixas de takeaway, feitas de cartão, nos seus espaços de restauração, para que os visitantes pudessem levar consigo o que restava das suas refeições. “O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã” – é a mensagem chave desta iniciativa que nasceu pelo forte compromisso da Klépierre com a sustentabilidade e protecção do ecossistema. Este compromisso encontra-se inserido no seu Act4Good (programa de Responsabilidade Social), especificamente no eixo de Act4Planet – responsabilidade social e ambiental.

Categoria ” Estabelecimento de Ensino”

Escola Superior de Enfermagem do Porto

“Alimentação sustentável e prevenção de resíduos: Workshop de Receitas Mediterrânicas”

Com a colaboração de dois nutricionistas e um chef de cozinha, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as características da dieta mediterrânica, classificada como dieta sustentável e de experienciar a elaboração de algumas receitas culinárias.

Durante o workshop foram dadas sugestões relativamente à utilização de alimentos sazonais, de produção local e aproveitamento integral dos alimentos, integrando partes que normalmente são rejeitadas (cascas, talos, folhas, etc.).

Em 2022 a 14.ª edição da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos será realizada de 19 a 27 de Novembro e a temática central será a promoção da redução da produção de resíduos têxteis.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




















Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria