maçã e pêra

WAPA divulga stocks de maçã e de pêra

A 1 de Dezembro de 2021, os stocks (reservas) de maçãs na Europa ascendiam a 4.917.891 toneladas (t), o que representa um aumento de 6,8% face à mesma data de 2020. Quanto às pêras, os stocks perfaziam 656.438 t, o que significa menos 27% em comparação com 1 de Dezembro de 2020.

Estes dados foram divulgados hoje, 11 de de Janeiro, pela Associação Mundial de Maçã e Pêra (WAPA), na sequência de um anúncio recente de que ia passar a publicar mensalmente os stocks ao longo da campanha. A WAPA sublinha que, na Europa, o maior volume de stocks de maçã «reflecte o aumento de 11% na colheita» e que a diminuição nos stocks de pêra tem como principal causa «a grande redução em Itália», acrescentando que a colheita total de pêra na Europa ficou 26% abaixo da obtida na campanha de 2020.

Relativamente à ausência de dados dos stocks de Portugal, a WAPA explica que, no caso da maçã, isso se deve à falta de uma estrutura que recolha essa informação no País, e que, para as previsões de colheita apresentadas na Prognosfruit, contaram com a colaboração da Confagri. Relativamente à pêra, tal como acontece com os dados do Reino Unido, as informações sobre os stocks de Portugal já passarão a ser disponibilizados a partir do próximo relatório mensal.

Ainda no Hemisfério Norte, os stocks de maçã nos Estados Unidos da América (EUA) eram de 1.909.045 t (-2,6%) e os de pêra totalizavam 224.278 t (+21,6%). Durante o resto da campanha, o relatório mensal da WAPA sobre stocks de maçã e de pêra, sempre relativo ao dia 1 do mês anterior – os dados a 1 de Janeiro serão indicados no relatório apresentado no início de Fevereiro –, será publicado no site da entidade e através das redes sociais.

Pode consultar aqui os dados da WAPA sobre os stocks de maçã e de pêra a 1 de Dezembro de 2021 na Europa e nos EUA.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *