almonds-1571810_1920

Seguro de Protecção de Rendimento para produtores de amêndoa e de azeite

A seguir à protecção da batata, a Safe-Crop e a Seguradora Lusitania lançam dois novos seguros Paramétricos (Protecção de Rendimento) para os produtores agrícolas de amêndoa e de azeite em Portugal.

«O carácter inovador destes novos produtos de seguro está no facto desta solução cobrir quedas de preço e de produtividade. Assim, quando a produção ou os preços caem, a seguradora poderá pagar a diferença entre o valor da produção e a perda de receita, de acordo com o contratualmente definido», explica a Safe-Crop.

A avaliação do valor da produção e do rendimento é baseada «na variação dos índices de preço e de produtividade. No caso do azeite, a evolução do preço é conseguida com o POOLRED e da amêndoa com o Observatório de Preços da Andaluzia.»

As avaliações de produtividade serão obtidas com base nos números do INE, ajustados à realidade de cada produtor. «Estes índices estão próximos da realidade dos produtores», considera a empresa.

«O prazo do pagamento da indemnização (caso exista) é conhecido no momento de subscrição do seguro, permitindo um adequado planeamento da conta de exploração do produtor.»

O tradicional seguro de colheitas está disponível há muitos anos. No entanto, o rendimento dos agricultores pode ser baixo, mesmo quando a produtividade não é. «O problema desta solução tradicional reside no preço, que pode descer de forma abrupta e imprevisível e para o qual não havia, até agora, nenhuma protecção. De facto, a solução da Safe-Crop garante o rendimento, qualquer que seja a relação e comportamento da produtividade e preço.»

Os seguros Paramétricos (Protecção Rendimento) da batata, amêndoa e olival são comercializados pela Companhia de Seguros Lusitania, mas em exclusividade com a Safe-Crop.

Foto equipa2

                                                                    Foto: © João Almeida Teté

Filipe Charters, sócio da Safe-Crop

«Continuamos ombro a ombro com os nossos produtores e o sector rural. Em épocas de margens apertadas, o seguro agrícola é sempre uma ferramenta. A diferença face aos seguros tradicionais é que fomos mais além e protegemos o preço.»

Rodrigo van Uden Chaves, sócio da Safe-Crop

«Numa altura de elevada profissionalização do sector, queremos ajudar os empresários a mitigar ao máximo o risco dos seus investimentos, para que consigam crescimentos sustentados das suas explorações agrícolas. Com o seguro Paramétrico (Protecção de Rendimento), o risco da queda de preço do azeite e da amêndoa deixou de ser uma preocupação.»

António Quadros e Costa, sócio da Safe-Crop

«O seguro Paramétrico (Protecção de Rendimento) da Safe-Crop é um instrumento inovador, que pretende fazer a ponte entre um sector agrícola cada vez mais profissional e competitivo e um mercado globalizado e volátil. Connosco, o produtor poderá fazer cada vez mais e melhor, com a garantia que o seu trabalho não será em vão.»

Lusitania, Companhia de Seguros SA

«Continuamos ao lado dos agricultores portugueses, a partilhar os riscos do seu negócio e a desenvolver soluções de protecção ajustadas às suas necessidades, que protegem os seus rendimentos e os incentivam a manter a dinâmica do sector.»

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria