4

GFFA em formato online dedicado ao uso sustentável do solo

De 24 a 28 de Janeiro, vai decorrer em formato virtual a 14.ª edição da conferência internacional “Global Forum for Food and Agriculture” (GFFA – Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura). “Uso sustentável dos solos: A segurança alimentar começa no solo” será o mote do evento, que se realiza a partir de Berlim e que é organizado pelo Ministério da Alimentação e da Agricultura da Alemanha, em colaboração com outras entidades locais.

Segundo a organização, na edição de 2022  do “Global Forum for Food and Agriculture” serão abordadas quatro questões: «Como podemos melhorar a protecção do solo? Como podemos recuperar solo degradado? Como podemos tornar o uso de recursos fundiários finitos mais sustentável? Como podem os agricultores de todo o mundo ter acesso justo à terra?». Pode consultar aqui o programa completo desta iniciativa e pode inscrever-se aqui.

Esta conferência reúne intervenientes das áreas da política, da ciência, da indústria, da produção e da sociedade civil, com o objectivo de abordar temas e desafios relativos à agricultura e à alimentação. Devido à situação da pandemia, que fez com que, em 2021, a 13.ª edição tivesse lugar online, este ano o GFFA volta novamente a decorrer em formato virtual.

No âmbito da conferência, realiza-se também uma conferência de ministros da Agricultura, que deverá contar com a participação de cerca de 70 responsáveis pela pasta, de diferentes países – incluindo Portugal, que será representado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. Nesta conferência, que não é aberta ao público, também vão participar representantes de alto nível de organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD), Organização Mundial do Comércio (WTO) e o Banco Mundial, entre outros.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria