Vinho

Exportações portuguesas de vinho cresceram em 2021

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações portuguesas de vinho cresceram 3,8% em volume, 8,6% em valor e 4,6% em preço médio no período de Janeiro a Novembro de 2021, face ao registado nos 11 primeiros meses de 2020. De Janeiro a Novembro de 2021, os cinco principais mercados de destino da exportação de vinho nacional, em termos de valor, foram França, Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil e Alemanha.

O Ministério da Agricultura destaca que, durante este período, os vinhos da Região Demarcada do Douro tiveram um incremento de 11% em volume e de 18% em valor (aproximando-se dos 547 milhões de euros). O mês de Novembro de 2021 foi aquele em que as vendas de vinhos da Região Demarcada do Douro tiveram melhores resultados, «desde o início de 2019, em termos de volume de negócio, quer no mercado nacional, quer ao nível das exportações», assinala a entidade.

A propósito deste dados, a ministra da Agricultura comenta que «os vinhos portugueses têm revelado uma evolução notável, em grande parte impulsionada pelas exportações». «Os dados agora divulgados pelo INE vêm sublinhar isto mesmo, ao mesmo tempo que evidenciam a resiliência do sector. O Ministério da Agricultura tem apostado num acompanhamento próximo aos produtores e agricultores, definindo e implementando as medidas necessárias para lhes garantir previsibilidade e estabilidade, e queremos felicitá-los por estes resultados, que nos deixam muito satisfeitos», disse Maria do Céu Antunes.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria