portal bio

Observatório Nacional da Produção Biológica já está acessível

Alocado no site da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Observatório Nacional da Produção Biológica já está disponível, através do qual se pretende recolher, tratar e divulgar num portal sobre agricultura biológica, de livre acesso, a informação disponível sobre produção, transformação, comercialização de produtos biológicos, incluindo sobre o seu consumo e sobre os vários mercados existentes.

«Com este Observatório procura-se promover uma adequada e eficaz monitorização do mercado de produtos biológicos, visando a avaliação do impacto da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e a sua eventual revisão. Pretende -se igualmente promover várias acções e medidas tendentes a estimular a produção, disponibilidade e consumo de produtos biológicos e divulgar o resultado das mesmas».

A apresentação foi feita por Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, em Ponte de Lima. «Em 2019, de acordo com a Eurostat, a área agrícola utilizada pela agricultura biológica em Portugal representava pouco mais de 8%. Graças aos investimentos da política pública que disponibilizamos, rapidamente aumentámos essa área. De 2016 a 2021 aumentamos quase 300%, passando de 245 mil para 714 mil hectares», disse a governante.

Segundo a ministra, «Portugal já chegou perto dos 16%», o que mesmo assim ainda não é satisfatório. «Temos a obrigação de ir mais longe. A meta estabelecida pela União Europeia aponta para que os Estados-membros atinjam, no final deste ciclo de programação, em 2030, os 25%».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria