2a

Alimentar Portugal do prado ao prato em debate online a 16 de Outubro

Na manhã de 16 de Outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, terá lugar um debate, em formato online, dedicado ao tema “Alimentar Portugal do prado ao prato”. Este evento, de acesso gratuito, é organizado pelo Food4Sustainability (laboratório colaborativo para sistemas de produção alimentar sustentável) e pelo InnovPlantProtect (laboratório Colaborativo para a inovação na protecção das culturas agrícolas).

Alimentar Portugal Do Prado ao Prato

A organização sublinha que a iniciativa «pretende ser um momento de reflexão, não só sobre a importância da alimentação, da nutrição e da saúde, mas também sobre o impacto das escolhas alimentares nas gerações seguintes e no ambiente, pretendendo ter as três vertentes da sustentabilidade em debate». «Do modo como os alimentos são produzidos até aos hábitos de consumo, tudo contribui para a nossa saúde e bem-estar. Seremos capazes de produzir alimentos suficientes para uma população em crescimento e envelhecimento, e lidar com os desafios das alterações climáticas, e das pragas e doenças que assolam as culturas? Como podemos ter acesso a e consumir alimentos mais saudáveis? A sustentabilidade na produção dos alimentos é um tema dominante nos dias de hoje. O conceito de sustentabilidade, que assenta em três pilares – económico, social e ambiental – é muitas vezes debatido em contraponto. Será claro para todos o que é a sustentabilidade na produção de alimentos? E será que existe apenas um conceito ou uma dimensão?», refere a organização, exemplificando as temáticas que poderão ser abordadas.

O debate será dividido em quatro temas – “Alimentar Portugal”, “Na produção”, “Na indústria”, “Na cozinha” –, com três convidados por painel e curtas apresentações. A organização apela à «participação activa de todos os interessados». Pode consultar o programa abaixo e inscrever-se aqui.

1a

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria