1

Soluções Syngenta nos campos de ensaio da Agroglobal

A Syngenta participa nos campos demonstrativos de milho e de tomate de indústria da edição de 2021 da Agroglobal, certame que decorre de 7 a 9 de Setembro e onde a empresa também terá um stand institucional. O portefólio de soluções da Syngenta nos campos de ensaio abrange sementes, protecção de culturas e o programa Operation Pollinator, que visa o aumento da biodiversidade na agricultura.

No campo demonstrativo de milho para silagem, a empresa conta com três variedades de ciclo FAO 600: SY Fuerza; SY Gladius; SY Bambus (novidade, «variedade de elevado rendimento, estabilidade e resistência a situações de stress, aconselhada para quem prefere semear cedo»). A Syngenta explica que, tal como em edições anteriores da Agroglobal, participam neste ensaio de milho silagem as empresas Alltech – com soluções para nutrição das plantas e saúde do solo – e Aquagri – com sondas de monitorização do teor de humidade do solo e apoio à gestão da rega da cultura.

2

Na gestão de infestantes do milho, a estratégia implementada pela Syngenta centrou-se em dois herbicidas de pré-emergência – Camix (3,75 L/ha) e Lumax (4 L/ha) –, cada um aplicado em metade da área do ensaio. Em comunicado, a empresa refere que «ambos os produtos demonstraram excelente eficácia, óptima selectividade para a cultura e óptimo efeito residual, não tendo sido necessária qualquer correcção em pós-emergência do milho», salientando também que o herbicida Camix congrega duas substâncias activas – o s-metolacloro e a mesotriona, com modos de acção complementares para controlo das infestantes de folha larga e gramíneas na cultura do milho em pré-emergência e pós-emergência precoce – e que o Lumax, composto por três substâncias activas – mesotriona, s-metolacloro e terbutilazina –, é «indicado para controlo de infestantes gramíneas e dicotiledóneas anuais». Junto ao campo de milho silagem, a Syngenta instalou igualmente uma margem multifuncional com a sua mistura de sementes Operation Pollinator.

3

No campo demonstrativo de milho grão, figuram os três híbridos já mencionados, que têm dupla aptidão (para silagem e grão): SY Fuerza, SY Gladius, SY Bambus. Também está presente o SY Andromeda, que «faz parte da segunda geração de híbridos com tecnologia Artesian, demonstrando estabilidade produtiva em todos os ambientes, mesmo com stress hídrico», sendo que este FAO 500 «apresenta uma espiga larga e bem preenchida e excelente sanidade da planta».

No campo demonstrativo de tomate de indústria [na imagem de abertura], a Syngenta afirma que implementou «uma estratégia de protecção da cultura contra pragas e doenças que está a demonstrar elevada eficácia». «Na fase de desenvolvimento vegetativo da cultura, foi aplicado o fungicida Ridomil Gold R, para evitar ataques prematuros de míldio e bactérias. Numa fase seguinte, em que se verificou uma enorme pressão atmosférica para ocorrência de míldio, o fungicida Carial Top manteve a cultura sã. O programa de tratamentos prossegue com OrtivaTop, fungicida de largo espectro, posicionado na fase de frutificação da cultura», indica a empresa. Quanto à protecção contra pragas, «o insecticida Karate Zeon contribuiu para baixar as populações de lagarta, numa fase inicial de desenvolvimento da cultura, e o insecticida Affirm evitou estragos nos frutos», sendo que, «na fase mais adiantada do ciclo da cultura, a estratégia passará pela aplicação de Ampligo para controlo absoluto dos lepidópteros».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria